Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Assistência Social participa do...

Assistência Social participa do Encontro Nacional do Programa de Aquisição de Alimentos

Foto: Juliana Rocha Pires

O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), está participando do Encontro Nacional dos Gestores Estaduais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que segue até esta quarta-feira, 10, em Brasília. O evento é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).“O PAA é um estímulo ao combate à insegurança alimentar e nutricional da população, em especial às famílias mais vulneráveis e também pode ser um incentivo e porta de entrada da agricultura familiar nos outros mercados”, lembra a coordenadora Estadual de Segurança Alimentar da SAS, Juliana Rocha Pires.

No evento foram abordadas as mudanças no PAA, que entraram em vigor oficialmente com a publicação de uma medida provisória no dia 6 de abril e apresentadas ainda experiências de agricultores, de unidades recebedoras e de um banco de alimentos. A programação contemplou também uma discussão sobre como impulsionar a adesão de indígenas e quilombolas no programa, entre outros assuntos. “A participação foi importante para conhecer experiências de outros estados sobre o PAA e mostrar a experiência de Santa Catarina, saber mais sobre novas resoluções e tirar dúvidas para que possamos auxiliar, cada vez mais, os municípios que são beneficiados, dando todo o suporte técnico para a execução do programa”, completa Juliana.

Mudanças no PAA

O programa foi criado em 2003 e consiste na compra pública de produtos da agricultura familiar, com dispensa de licitação, para distribuir para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, entidades da rede socioassistencial, equipamentos públicos de alimentação e nutrição, bem como restaurantes populares, cozinhas comunitárias, bancos de alimentos, e à rede pública e filantrópica de saúde, educação e justiça.

Em abril, o programa passou por mudanças e, desde então, a SAS já realiza a orientação aos municípios catarinenses. De acordo com Juliana, as alterações beneficiam agricultores familiares de todo o país, jovens, mulheres e populações tradicionais como indígenas e quilombolas. Uma das principais mudanças da nova versão é que a cota individual anual que os agricultores familiares podem comercializar para o programa, passa de R$ 12 mil para R$ 15 mil na modalidade Compra com Doação Simultânea, que é a executada pelo Estado de Santa Catarina.

Texto: Helena Marquardt 

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0908

Avatar
Escrito por:

Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família - Contatos: ascom@sas.sc.gov.br / (48) 3664-0908

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support