Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina avança na...

Santa Catarina avança na certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose

Destaque nacional e internacional em saúde animal, Santa Catarina avança na certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose.

A menor incidência de Brucelose, com classificação A para a doença, é registrada em Santa Catarina. O estado também obteve nota máxima para Tuberculose bovina.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) é a responsável pela execução do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovinas em todo o território catarinense, que mantém taxas menores de 1% na incidência das doenças no estado.

O diretor de Defesa Agropecuária da Cidasc, Diego Rodrigo Torres Severo, comenta sobre o trabalho em busca da erradicação das doenças:

SONORA

Santa Catarina tem cerca de 2,6 mil propriedades certificadas e mais de mil em certificação. O médico veterinário da Cidasc Marcelo Serpa explica como funciona o processo:

SONORA

A brucelose e a tuberculose geram perdas econômicas aos produtores e causam riscos para o rebanho e para as pessoas porque podem ser transmitidas por meio do consumo da carne ou de produtos lácteos.

Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país e erradicar as doenças do plantel será mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense na conquista de mercados exigentes, principalmente para exportação.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support