Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Três escolas cívico-militares de...

Três escolas cívico-militares de SC recebem certificado de Honra ao Mérito do MEC

Foto: Divulgação EEB Ângelo Cascaes Tancredo/SED

Escolas cívico-militares de Santa Catarina receberam o certificado de Honra ao Mérito do Ministério da Educação (MEC) por sua dedicação aos valores no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A EEB Ângelo Cascaes Tancredo, a EEB Ildefonso Linhares e a EEB Joaquim Ramos foram selecionadas por ações e boas práticas entre as 58 escolas que têm o modelo na Região Sul.

A EEB Ângelo Cascaes Tancredo em Palhoça, foi selecionada com o projeto Comunidade Voluntária que retrata a importância, necessidade e diferença das ações voluntárias que acontecem na escola. As atividades de voluntariado variam com estudantes que auxiliam na monitoria e manutenção em contraturno, monitores/pais/professores auxiliam no reforço escolar; acontecem oficinas de teatro, badminton, coral, vôlei entre outras atividades que envolvem cuidado, manutenção e preservação do ambiente escolar.

Para a gestora escolar, Luciana Medeiros Gomes Raulino, o certificado é um reconhecimento de todo o trabalho que integra estudantes e professores e sociedade no geral, proporcionando um sentimento de pertencimento e cuidado no ambiente escolar. “Esse prêmio, reflete a importância de ter a comunidade envolvida com as atividades e necessidades da escola. Compartilhamos um sentimento de gratidão e de pertencimento que aflora o cuidado e a responsabilidade com o patrimônio público” enfatiza.

A EEB Ildefonso Linhares, localizada em Florianópolis, também recebeu o certificado, com o projeto “Galeria de Alunos Destaques”. Já a EEB Cívico Militar Joaquim Ramos, de Criciúma, foi selecionada com a boa prática “Projeto Vivências”.

Saiba mais sobre o PECIM

O Programa Nacional das Escolas Cívico Militares/PECIM é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares.

O programa foi instituído por meio do decreto federal nº 10.004 de 05 de setembro de 2019 que pretende promover a melhoria na qualidade da Educação Básica. Atualmente, Santa Catarina possui nove unidades estaduais com o modelo e, devido aos resultados e aceitação pelas famílias, a Secretaria estuda, em conjunto com a Polícia Militar, a criação de um programa estadual de Escolas Cívico-Militares.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SED

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Educação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support