Avança encaminhamento de soluções para a situação das pontes de Florianópolis
Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom
A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) recebeu representantes do Ministério Público (MP), Polícia Militar, Casan e Iphan nesta segunda-feira, 8, para discutir a situação das pontes que ligam a parte insular à continental de Florianópolis. Na reunião, foram debatidas competências e providências sobre a iluminação, manutenção e segurança da Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo.
Foto: Divulgação SIE
“A conservação das pontes de Florianópolis é uma das prioridades do governo Jorginho Mello. Por isso, não mediremos esforços para que todas estejam sempre em boas condições e seguras”, destacou o secretário Jerry Comper.
Desde o final de abril a prefeitura assumiu a iluminação funcional das três estruturas, mas a iluminação cênica da Hercílio Luz permanece sob responsabilidade da SIE. Está prevista a instalação de mais de 1500 novas luminárias e projetores que utilizam a tecnologia LED RGB ao longo da passarela, na treliça do vão central, na barra de olhal e nas torres. O prazo para conclusão é julho.
Ficou acertado ainda que a secretaria vai fazer um trabalho em conjunto com a PM para intensificar a segurança nas pontes: a polícia, com câmeras de monitoramento; enquanto a SIE estuda a contratação de vigilância patrimonial e, conforme análise da viabilidade, a instalação de guaritas nas cabeceiras.
A Casan também se comprometeu a avaliar a substituição de sua adutora sob a passarela desativada na face norte da Colombo Salles (de frente para a Hercílio Luz). A SIE, por sua vez, está buscando soluções para a remoção dos despojos do local.
Além das manutenções periódicas, a secretaria contratou em 2020 uma empresa para fazer a recuperação dos blocos de coroamento da Pedro Ivo e da Colombo Salles, que servem para transferir os esforços dos pilares para as estacas da fundação. Como a contratada pediu rescisão, deve ser feita uma nova licitação para dar continuidade aos serviços.