DIC de Palhoça completa 10 anos de atividades
Foto: Divulgação
A Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Palhoça está completando 10 anos de atividades. Criada para dar celeridade e qualidade nas investigações, a DIC é uma estrutura da Polícia Civil de Santa Catarina que atua em âmbito regional e permite que crimes de maior complexidade e repercussão recebam uma atenção imediata da investigação, diminuindo assim o tempo de reposta para elucidação de casos complexos. Para marcar uma década de atividades, na próxima quarta-feira,10, às 14h, haverá uma solenidade na Câmara de Vereadores de Palhoça que contará com a presença do delegado-geral, Ulisses Gabriel, entre outras autoridades.
Para ser ter uma ideia da importância da DIC no combate à criminalidade, em Palhoça, nos últimos 10 anos, foram concluídos 1.969 inquéritos policiais envolvendo crimes de grande repercussão e que causaram perplexidade à comunidade. “Foram diversos latrocínios, homicídios, roubos, sequestros, tráfico de drogas e crimes praticados por organizações criminosas. Cada um deles com suas particularidades e dificuldades para serem esclarecidos, mas, todos eles puderam contar com o trabalho atuante da DIC de Palhoça”, disse a delegada da DIC de Palhoça Raquel de Souza Freire.
A delegada Raquel destacou ainda que um dos diferenciais das DICs, que estão presentes em todas as regiões, é a possibilidade de aglutinar, em uma só delegacia, as investigações de crimes graves que envolvem violência. “Aqui em Palhoça trabalhamos arduamente com o objetivo de alcançar a reconstrução dos fatos criminosos”. Ela assinalou que nestas unidades trabalham policiais civis especializados que costumeiramente realizam cursos e se aprimoram. “Sempre com o objetivo de tornar a investigação policial cada vez mais técnica, cada vez mais precisa,” concluiu.