Secretário Paulo Cezar Ramos de Oliveira assume presidência do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social
Fotos: Divulgação SSP
Em sua primeira atuação à frente do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social de Santa Catarina – CESPDS, condição atribuída ao gestor da Segurança Pública estadual, o secretário Paulo Cezar conversou na tarde desta terça-feira, 02, com representantes de diversos órgãos públicos e entidades participantes. O encontro virtual que abriu os trabalhos do CESPDS em 2023 foi marcado pela mobilização das instituições em torno da captação de recursos via fundos federais.
Depois das boas-vindas, o novo presidente Paulo Cezar Ramos de Oliveira se juntou aos demais colegas para ouvir o secretário do CESPDS, Cel. PM Rogério Martins, que atualizou os presentes acerca das ações em curso e demandas mais urgentes. Entre elas, a formalização de processos que podem garantir recursos federais importantes para o estado. O tema ganhou reforço do Coordenador do Fundo Estadual de Segurança Pública (FESP), Cel. PM Jacob Quint Neto, que apresentou o Relatório de Gestão Anual relativo a 2022, entre outras informações.
Para o secretário da Segurança Pública, o tema dominante na primeira reunião em que esteve à frente do conselho merece total atenção. Por isso, reforçou aos membros presentes para que sejam céleres nos processos que lhe cabem participação. “Embora tenha sido breve, a primeira reunião do CESPDS foi muito produtiva. Nossas orientações iniciais e alinhamentos se referem, principalmente, às oportunidades de captação de recursos federais. Nesse contexto, o conselho poderá contribuir de forma significativa em melhorias para a Segurança Pública”, destaca.
A reunião também oficializou os novos integrantes do Conselho. Com a aprovação da ata da última reunião, realizada em novembro de 2022, foi legitimada a eleição dos novos integrantes do conselho para o biênio 2022-2024.
Participaram da reunião representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, Ordem dos Advogados do Brasil em SC, além de sindicatos e entidades de classe ligadas às forças de segurança.