Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Administração Prisional
  4. /
  5. Profissionais do Hospital de...

Profissionais do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico participam de curso de Defesa Pessoal

Foto: Divulgação SAP

Visando a segurança e o aperfeiçoamento individual e coletivo, a Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (ACAPS) realizou, no mês de abril, o curso de Defesa Pessoal para os servidores do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) situado em Florianópolis. Participaram do curso policiais penais, médicos, enfermeiros, psicólogas, assistentes sociais e técnicos administrativos.

O HCTP é destinado ao cumprimento da medida de segurança e tratamento de internos com transtornos mentais, em conformidade com a lei 10.216/01. A Lei de Execuções Penais estabelece em seu artigo 5º que os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico destinam-se a pessoas que cometeram algum crime, mas que são inimputáveis ou semi-imputáveis.

Segundo a diretora do HCTP, Danielle Amorim Silva, é extremamente importante a integração entre equipe técnica e policiais penais, para a segurança de todos, e a instrução proporciona ao servidor uma capacitação para autodefesa e imobilização dos internos, caso necessário.

Carlos Eduardo Freitas, um dos instrutores do curso, destaca que o desenvolvimento das técnicas adequadas, na utilização da força, visa preservar a integridade da pessoa com transtorno mental. “Essa instrução de defesa pessoal tem como objetivo preservar os policiais penais e principalmente o paciente psiquiátrico nos casos mais agressivos”, reforçou.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SAP

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support