Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Sistemas agroflorestais no Sul...

Sistemas agroflorestais no Sul de SC garantem renda ao produtor e minimizam a emissão dos gases de efeitos estufa

Nos municípios de Siderópolis, Turvo e Praia Grande, no Sul Catarinense, o uso de dos Sistemas Agroflorestais (SAF) em propriedades rurais familiares apresenta bons resultados.

Como exemplos existem a produção de banana consorciada com a palmeira-juçara e do café arábica sombreado por espécies nativas.

As experiências garantem renda ao produtor e contribuem para a conservação do solo e da água, além de minimizar a emissão dos gases de efeitos estufa, como explica o pesquisador da Epagri/Ciram Fábio Zambonim:

SONORA

Fábio Zambonim coordena uma pesquisa para criar uma base de dados dos Sistemas Agroflorestais em Santa Catarina e difundir as técnicas entre os produtores rurais:

SONORA

Esses sistemas são definidos como formas de uso e manejo dos recursos naturais, nos quais espécies são utilizadas em associação com cultivos agrícolas ou produção de animais, de maneira simultânea ou sequencial, para se tirar benefícios das interações ecológicas e econômicas.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support