Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Paciente do Hospital Infantil...

Paciente do Hospital Infantil Joana de Gusmão vence morte súbita e passa por cirurgia rara

O pequeno paciente Israel Martins Lourenço, 7 anos, morador de Palhoça, superou um evento de morte súbita abortada, que é quando alguém consegue fazer a ressuscitação a tempo após uma parada cardíaca.

Após atendimento no Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, o diagnóstico foi de Síndrome do QT Longo, primeira vez em 30 anos que a doença rara é detectada na unidade.

Para ter uma vida normal, seria necessário colocar um cardiodesfibrilador implantável.

O aparelho, não padronizado pelo SUS, foi adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) ao valor de R$ 90 mil, após determinação do governador Jorginho Mello e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, sensibilizados com a raridade do diagnóstico.

Nesta quarta, 26, Israel passou por uma cirurgia no Hospital para a colocação do aparelho.

O cardiologista Gustavo Galli Reis, veio à unidade especialmente para a cirurgia, explica a técnica utilizada no caso:

SONORA

Para a médica chefe da Cardiologia do Infantil, Marcia Mallmann Cappellari, o rápido atendimento que o menino recebeu ainda no colégio foi fundamental para reverter a morte súbita:

SONORA

De acordo com a mãe do menino, Débora Martins Lourenço, ele sempre foi uma criança saudável. Passado o susto por toda situação, a expectativa é que Israel siga uma vida normal daqui pra frente:

SONORA

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support