Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Epagri estuda possibilidade de...

Epagri estuda possibilidade de produzir pepino-do-mar em cativeiro no litoral catarinense

A Epagri está desenvolvendo projeto de pesquisa para verificar a possibilidade de instalação de uma nova cadeia produtiva na maricultura catarinense: a criação de pepino-do-mar em cativeiro.

A pesquisa, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi dividida em duas fases, uma delas já concluída e a outra iniciando.

Além de ser usado na alimentação, o pepino-do-mar é matéria-prima de interesse das indústrias farmacêutica e cosmética, com propriedades anti-inflamatória e antirreumática.

Apesar de ser pouco consumido no Brasil, é considerado uma iguaria em outros países, principalmente na Ásia. Devido à alta demanda, o preço de um quilo do animal pode variar entre US$ 300 e US$1 mil no mercado exterior.

Em 2022 teve início a segunda etapa da pesquisa, que segue até 2024, com financiamento da Fapesc. A proposta é desenvolver a tecnologia para cultivo integral do pepino-do-mar em Santa Catarina, usando uma das três espécies identificadas no litoral catarinense.

Se os estudos prosseguirem com resultados positivos, a criação de pepinos-do-mar poderá ser uma alternativa de diversificação para a maricultura catarinense, a nova cadeia produtiva teria alto valor agregado e traria ainda mais equilíbrio ao ecossistema marinho catarinense.

Repórter: Marcos Lampert

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support