Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Escolas de Santa Catarina...

Escolas de Santa Catarina desenvolvem projetos para incentivar a cultura da paz

Foto: JVC Monteiro

As escolas estaduais catarinenses estão desenvolvendo projetos com estudantes e professores buscando enfatizar valores como paz e empatia. Na manhã desta quinta-feira, 20, o Instituto estadual de Educação reuniu professores para uma formação com a Polícia Militar sobre a cultura de paz nas escolas.

O gestor escolar do IEE, Vendelin Santo Borghezan, salientou que, para criar a cultura da paz nas escolas, é crucial que a comunidade escolar e a sociedade civil cumpram um trabalho em conjunto. “Estabelecendo os protocolos com as forças de segurança e envolvendo a sociedade para refletir sobre o assunto, vamos formar um trabalho em conjunto que vai resultar num ambiente de paz e segurança para todos”, finalizou.

Durante o encontro, os professores receberam orientações para prevenir as práticas de violência, como fugir, esconder e lutar, usados internacionalmente. Vale salientar que, no Brasil, foi acrescentado um quarto passo: chamar ajuda sempre que possível.

O coronel Julival Queiroz de Santana, comandante do 1º Comando Regional da Polícia Militar, palestrou para os profissionais e ressaltou a importância da parceria entre a PM e as escolas para segurança. “Já tínhamos um trabalho nas escolas como Proerd e rondas policiais, a partir de agora, temos o objetivo de promover palestras de orientações e capacitações de treinamento a toda comunidade escolar.” Santana ainda falou do ciclo de palestras que será realizado a partir da próxima quinta-feira na academia policial e também a implementação e aplicação do protocolo de segurança internacional para professores.

Ações de paz na educação marcam os projetos das escolas catarinenses

As escolas estão aliando projetos e ações pedagógicas que enfatizem a cultura de paz envolvendo toda a comunidade escolar. Na escola Doutor Francisco Izabel, em Mafra, um painel com desenhos para evitar o bullying foi montado. Já na escola José Zancheti, em Abdon Batista, os estudantes montaram a palavra paz e cantaram a música da banda Roupa Nova “A Paz”. Na EEB Expedicionario Mario Nardelli, em Rio do Oeste, os estudantes e professores fizeram uma passeata pela paz com cartazes e balões brancos.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support