Representantes da Sicos visitam laboratório de inteligência do Observatório da Fiesc
Os diretores da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) estiveram na última quarta-feira, 19, no D. Lab, laboratório de inteligência do Observatório Fiesc. O objetivo do encontro foi discutir sinergia no fluxo de informações entre a secretaria e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). O Observatório é um sistema estruturado e analítico de dados com informações da economia catarinense.
A comitiva da Sicos, formada pelo diretor de Indústria, Anderson Anthony Linzmeyer, o diretor de Micro e Pequenas Empresas, Fabiano Ceretta, e o diretor de Comércio e Serviços, César Augustus Winck, conheceu os ambientes do D.Lab, laboratório de inteligência que foi inaugurado em março de 2023. A estrutura fica em Florianópolis.
Para o secretário da Sicos, Silvio Dreveck, a sinergia com a Fiesc é uma oportunidade de se aproximar da indústria catarinense. “Nosso papel, à frente da Sicos, é unir pontas e trabalhar em conjunto para o fortalecimento econômico do nosso Estado. Esta proximidade com o setor produtivo nos dá a oportunidade de ouvir as demandas da ponta e construir políticas de Estado para um Governo isonômico e eficiente”, destaca.
O diretor de Indústria, Anderson Anthony Linzmeyer, destaca que uma cooperação formal deve acontecer nos próximos meses. “O Observatório apresenta análises de segmentos da indústria e isso é válido para entendermos o mercado catarinense e criar políticas públicas voltadas a esse setor. Também possuímos dados que podemos compartilhar com o Observatório, ou seja, será uma troca importante para a economia e o desenvolvimento econômico sustentável”, enfatiza.
A comitiva da Sicos foi recebida por representantes do Observatório Fiesc, o coordenador, Alexandre Ramos, a economista, Camila de Oliveira Morais, a coordenadora de Talentos Inovadores, Anne Priscila Trein Litaiff e o Relações com o Mercado, Júlio Longo.
Sobre a Fiesc e o D.Lab
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina é a principal entidade de representação das indústrias do estado de Santa Catarina. O D. Lab é uma sala abastecida com cerca de 90 bases de dados nacionais e internacionais, conectadas com o Big Data, sobre o comércio internacional, empregos, intenção de investir na indústria, entre outros indicadores. A experiência do visitante é imersiva por meio do vídeo wall, com 10 telas de 55 polegadas cada, sendo um dos maiores da América do Sul, com resolução de 8k, que permite uma excelente visualização dos painéis estratégicos do portal do Observatório FIESC.
Texto: Pablo Mingoti