Futuro logístico será discutido com entidades representativas de Santa Catarina
As entidades representativas de Santa Catarina estão sendo convidadas pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) para discutir o futuro dos equipamentos de logística do estado. A proposta envolve a realização de um workshop sobre ferrovias e formação de grupos de trabalho para discutir soluções para os portos e aeroportos.
O primeiro convite já foi formalizado à Facisc, durante participação do secretário Beto Martins, do adjunto, Robison Coelho, e de equipe técnica da SPAF, em reunião da diretoria. O gestor da pasta ouviu relatos sobre a Ferrooeste, projeto que conecta Santa Catarina e Paraná, sobre o canal de acesso à Baía da Babitonga, envolvendo a operação dos Portos de São Francisco do Sul e Itapoá, e sobre o Aeroporto de Navegantes, que discute a construção de uma segunda pista.
“Nós queremos construir soluções alinhadas com o setor produtivo, com quem utiliza esses equipamentos e sabe das reais necessidades. Esta aproximação com o setor é um pedido do governador Jorginho Mello e a realização de um workshop e formação de GTs servirá para construir um alinhamento que resultará num documento para nortear o desenvolvimento destas áreas”, avalia Martins.
O presidente da Facisc, Sérgio Rodrigues Alves, destacou que os temas discutidos são de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico do estado de Santa Catarina.
Ferrovias
Vital para o desenvolvimento catarinense, a Ferroeste foi tema da reunião instigado pelos vice-presidentes regionais da Facisc do Grande Oeste, que reúne as regionais Extremo Oeste, Oeste e Noroeste. Segundo o vice-presidente Regional pela Facisc do Extremo Oeste, Maikel Frey, a ferrovia é essencial para o abastecimento do estado. O vice-presidente do Oeste, Milvo Zancanaro, ressaltou que as associações empresariais e a Facisc levantaram cerca de R$ 150 mil para fazer o estudo de viabilidade da ferrovia. O diretor de infraestrutura da Facisc, Antônio Guimarães Neto, destacou que o objetivo das ferrovias é ligar os produtores aos portos e áreas industrializadas à matéria-prima.
Canal da Babitonga e Aeroporto de Navegantes
Outros dois temas discutidos na reunião foram a dragagem do canal de acesso da Baía da Babitonga e a segunda pista do Aeroporto de Navegantes. O vice-presidente regional Vale, Rinaldo Araújo, disse que o EVTEA não traduz a realidade do Aeroporto de Navegantes. “Chamamos o Governo para a realidade. Não se tinha a visão de quem opera a carga. Era visto como um aeroporto sem importância. Na visão de quem transporta a carga, o Aeroporto de Navegantes é o aeroporto de Santa Catarina”.
O Canal de Acesso à Baía da Babitonga é uma obra capaz de permitir maior movimentação de navios de cargas nos portos da Babitonga. O aprofundamento ampliaria o calado de 14 para 16 metros, permitindo embarcações de maior porte. Segundo Alberto Machado, Gerente de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais do Porto de Itapoá, atualmente há uma perda considerável de cargas para o Porto de Paranaguá.