Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. 100 dias de Governo:...

100 dias de Governo: Secretaria da Administração entrega Reforma Administrativa e foca em programas estratégicos

Secretário Moisés Diersmann apresentando slide sobre a reforma administrativa

O Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Administração, realizou o raio-x da estrutura de governo com o objetivo de aprimorar a máquina pública, durante os primeiros 100 dias de gestão. Entre as ações realizadas estão a Reforma Administrativa e o planejamento e execução de programas estratégicos nas áreas de: Gestão de Pessoas; Licitações e Contratos; e de Patrimônio.

“Foram 100 dias de mudanças na estrutura do Estado tendo como objetivo a agilidade nos processos, a responsabilidade com o dinheiro do contribuinte, e a diminuição da burocracia. Nosso foco será nos programas estratégicos que contribuirão para organizar ainda mais a máquina pública, tornando-a mais transparente e eficiente na entrega ao cidadão”, reforça o secretário da Administração, Moisés Diersmann.

No mês de fevereiro, foi entregue ao poder legislativo, a Reforma Administrativa que teve como objetivo organizar e aumentar a eficiência da máquina pública. Por meio dela, foram criadas quatro novas secretarias: Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação; Secretaria de Estado do Planejamento; Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias; e Secretaria de Estado do Turismo. Também com a reforma outras secretarias receberam novos status e nomes. Todas as mudanças foram feitas a custo zero para as contas públicas. 

Em paralelo à Reforma Administrativa, programas estratégicos também foram estudados e estão sendo desenvolvidos pela SEA. Entre eles está a realização de uma central de compras, uma vez que hoje as compras são descentralizadas, dificultando a gestão e controle. A central vai padronizar os processos e reduzir os custos, sem perder a qualidade das entregas. Além de promover uma economia em escala que ultrapassará os R$ 100 milhões ao ano.

Também está em processo o recadastramento dos 100 mil servidores, com o intuito de medir a real força de trabalho do Estado. Além da implementação de um controle efetivo do ponto dos servidores através do georreferenciamento. Hoje o controle é feito pelos próprios órgãos e não há uma padronização, nem controle gerencial. 

Na área do Patrimônio, o objetivo é realizar a gestão dos imóveis públicos para a sustentação do futuro do Estado. Otimizando o patrimônio para dar retorno efetivo aos catarinenses, inclusive com a criação de um fundo imobiliário.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SEA

Julnei Bruno Bleichuvlh | Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Administração | Contatos: ascom@sea.sc.gov.br ou (48)3665-1636

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support