Tragédia em Blumenau: em reunião com a prefeitura, gestores das escolas estaduais traçam diretrizes para acolhimento no retorno às aulas
Em trabalho conjunto da Secretaria de Estado da Educação com o município, os gestores das unidades escolares de Blumenau participaram de reunião de acolhimento promovida pela prefeitura. A reunião contou também com gestores das escolas municipais e particulares, com o objetivo de dar as diretrizes para receber os estudantes na próxima segunda-feira, 10.
Presente na reunião, a secretária adjunta da Educação de SC, Patrícia Lueders, destacou a importância do diálogo com professores e estudantes. “Neste momento tão delicado, precisamos acolher as famílias, os servidores e a comunidade com segurança. Estamos fragilizados diante desta tragédia, e é fundamental termos empatia e nos solidarizar com todos. Destacamos a importância do diálogo dos gestores com professores, pais e alunos, a fim de confortar os corações e oferecer segurança para o retorno às aulas na próxima semana. Esta é a prioridade a curto prazo”
Blumenau tem 33 escolas estaduais e cerca de 23 mil estudantes. O prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, destacou também o trabalho em conjunto com o Estado desde ontem, com a presença do governador Jorginho Mello.
A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, e o secretário municipal de educação, Alexandre Matias, também participaram da reunião. A programação de orientação inclui também uma live com professores da rede de Blumenau, que terá participação da secretária adjunta de Estado.
Ao final da reunião, a secretária Patrícia reuniu os gestores da rede estadual das escolas de Blumenau e, além de orientações, destacou a importância do diálogo e escuta com a comunidade escolar.
Orientação intersetorial
Para orientar os gestores sobre o protocolo de segurança e o acolhimento de professores e estudantes, a reunião também teve representantes das polícias Militar, Civil e Científica, Ministério Público, e psicólogos. O apoio psicológico será intensificado em toda a rede no município.
O Governo do Estado permanece com equipes técnicas, na cidade de Blumenau, prestando todo o apoio aos familiares e na investigação desse caso. São psicólogos, delegados, agentes da polícia civil e policiais militares auxiliando no trabalho.