Cidasc orienta como escolher peixe para celebrar a Semana Santa
Alimento tradicional durante a Semana Santa, os pescados passam por rigoroso processo de inspeção sanitária para não prejudicar a saúde do consumidor.
Na esfera estadual, em Santa Catarina a execução desse serviço é de responsabilidade da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), que acompanha todo o processo produtivo, como explica a médica veterinária Mônica Pohlod:
SONORA
Além de adquirir somente produtos inspecionados, o consumidor deve observar se o ponto de venda possui alvará sanitário e apresenta o peixe em balcão refrigerado fechado, com temperatura adequada.
A aparência do pescado também é importante, devendo estar limpo, firme e brilhante, com escamas aderidas ao corpo e as guelras úmidas rosadas ou vermelhas e olhos brilhantes, que são indicativos de que o peixe está apto ao consumo.
No caso do bacalhau, deve-se verificar se não está com excesso de sal aderente ao peixe, pegajoso ou com manchas avermelhadas, ou amarelo-alaranjadas.
Já as ostras e mariscos vivos devem ser comercializados com as valvas fechadas, com retenção de água incolor e límpida nas conchas.
Em caso de dúvida, reclamação ou constatação de irregularidade envolvendo pescados, o consumidor deve ligar para a Ouvidoria do Estado no telefone: 0800 644 8500.
Repórter: Marcos Lampert