Udesc faz inscrição para novas turmas de robótica no Vale do Itajaí
Estudantes de escolas da região de Ibirama podem se inscrever para participar dos cursos gratuitos de extensão do Laboratório de Robótica (Labot), do Centro de Educação Superior do Alto do Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). As aulas de robótica são ministradas no campus da Udesc Alto Vale, em Ibirama.
Alunos de escolas municipais de Ibirama devem fazer a inscrição na direção da escola em que estudam. Já estudantes de escolas estaduais, particulares ou de outros municípios podem entrar em contato pelo e-mail labot.ceavi@udesc.br para preencher a lista de espera.
O Labot é um programa de extensão da Udesc Alto Vale que busca promover a inclusão do pensamento computacional para estudantes do ensino fundamental e médio, especialmente por meio do ensino de robótica com kits Lego e outras atividades lúdicas.
Competições
Dentre suas ações, o laboratório treina equipes para as Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR), os Torneios de Robótica da Udesc Alto Vale e a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).
Em fevereiro, três equipes formadas pelo Labot participaram da primeira etapa regional do First Lego League (FLL), um dos maiores torneios de robótica do País, que desafia os participantes a buscar soluções para problemas do cotidiano. Nesta temporada, o objetivo é explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída.
O evento em Itajaí teve 350 competidores de todo o Estado. As três equipes da Udesc Alto Vale – Quarteto Robótico, Robotniks e D+ – mobilizaram um total de 12 alunos, selecionados dentre os 257 que cursaram robótica no Labot em 2022.
Equipe premiada
Os dois dias de competição incluíram a apresentação, pelas equipes, dos projetos de inovação e design do robôs, seguida das rodadas de disputas, a definição das pontuações e a premiação.
Ao final, a equipe Robotniks ganhou o Troféu de Equipe, indicada pelos juízes como a que melhor demonstrou os valores da FLL no torneio.
Conforme a equipe do Labot, “o orgulho que emanou das equipes durante o torneio foi indescritível” e os participantes “saíram com um profundo sentimento de dever cumprido e satisfação”.
“A participação deu aos alunos a oportunidade de conhecer melhor a robótica e outras equipes. Eles conheceram novas pessoas e interagiram com alunos de outras escolas. Isso ajudou a promover um senso de trabalho em equipe, colaboração e camaradagem. Foi uma experiência inestimável, na qual todos puderam aprender melhor sobre os diferentes componentes da robótica”, afirma.
Mais informações estão disponíveis pelo e-mail labot.ceavi@udesc.br.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8009