Programa Mulheres+Tec desenvolve startups lideradas por mulheres
Tirar as ideias do papel. Desenvolver produtos. Lançar novidades no mercado. Esses são alguns objetivos do Programa Mulheres+Tec, voltado exclusivamente para startups lideradas por mulheres. As inscrições estão abertas até dia 24 de abril.
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em colaboração com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC). Ao todo, o edital vai destinar até R$ 1,8 milhão do orçamento da fundação. Serão financiadas 20 startups lideradas por mulheres.
A Scienco Biotech, de Lages, liderada pela professora da Udesc Maria de Lourdes Borba Magalhães, foi contemplada na primeira edição do programa. “Foi extremamente importante para o desenvolvimento do novo projeto da Scienco, que é um teste rápido para identificar o leite A2. Foi muito legal ter participado das mentorias e diversos encontros, onde conhecemos a história de outras mulheres empreendedoras. Recomendo a todas que participem da nova edição.”
Outra startup que participou do edital foi a Ritualiza: Plataforma de cuidados personalizados com a pele. De acordo com Cassiana Mendes, é a primeira plataforma brasileira de cuidados com a pele. “Através do ‘Quiz da Pele’, nós descobrimos quais são as necessidades, objetivos e preferências de cada cliente. E indicamos ativos naturais de alta performance que vão compor um ritual minimalista e eficaz para que o cliente descubra a sua melhor pele”.
Cassiana Mendes explica que o edital ajudou na evolução da tecnologia. “Foi fundamental. Possibilitou o fomento e a contratação da equipe, inclusive de outras mulheres. Hoje temos uma plataforma própria de personalização e cocriação de cosméticos naturais de alta performance.”
Para Jaqueline Bitencourt Lopes, de Criciúma, o programa ajudou a Firmament Inovação Corporativa a desenvolver o negócio e ampliar os serviços oferecidos. “O edital fez muita diferença para nós. Foi um divisor de águas para que pudéssemos expandir o portfólio. Possibilitou dar um upgrade na empresa, ampliar nossas funções e gerar ainda mais conexão”.
A edição anterior do programa contemplou 25 propostas de startups,num valor total de R$ 1,14 milhão. Os projetos ainda estão em execução, com data fim de vigência para 10/06/2023.
Foram criados 22 postos de trabalho e gerados 26 novos produtos ou processos. Além disso, foram feitos dois depósitos de patente, nove registros de marcas e três softwares e outros cinco registros de Propriedade Intelectual.
As startups lideradas por mulheres também fizeram parcerias com 18 ICTs, gerando dois artigos científicos e fazendo parte de uma tese de doutorado e duas dissertações de mestrado.
Clique aqui para ter acesso ao edital
Mais informações para a imprensa:
Maurício Frighetto
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC – Fapesc
E-mail: mauricio.frighetto@imprensafapesc
Telefone: (48) 99932-4209
Site: www.fapesc.sc.gov.br