Secretária da SAS visita quilombo em Paulo Lopes para ouvir demandas da comunidade
A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Alice Kuerten, visitou nesta terça-feira, 28, o quilombo Toca de Santa Cruz no município de Paulo Lopes para ouvir as demandas da comunidade. Atualmente são cerca de 62 famílias vivendo no local. A visita foi uma solicitação do Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (Cepa/SC).
O quilombo da Toca é um dos mais tradicionais de Santa Catarina e tem mais de 100 anos de história. O intuito da visita era conhecer o território quilombola e entender a realidade da população e suas demandas, principalmente em relação ao acesso a serviços públicos e garantia de direitos.
Em Paulo Lopes Alice visitou ainda o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Unidade Básica de Saúde (UBS) e também esteve na Prefeitura onde conversou sobre o funcionamento dos serviços para a população quilombola. O próximo passo é fazer alguns encaminhamentos diretamente aos órgãos responsáveis como Saúde e Educação conforme suas especificidades.
Acompanharam a secretária a gerente de Políticas de Igualdade Racial e Imigrantes, Regina Suenes, o representante da Educação Manoel Donizete, que também é conselheiro do Cepa e o conselheiro Wilson Májé.
Texto: Helena Marquardt (Assessora de Comunicação da SAS)