Dia Mundial da Síndrome de Down: Hospital Infantil é referência e oferece atendimento completo
O Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Saúde faz uma campanha de conscientização no Dia Mundial de Síndrome de Down, dia 21 de março. O objetivo é reforçar a necessidade de acompanhamento da saúde de crianças e adolescentes com condições especiais, e a conscientização frente aos tabus em relação às pessoas com Down.
O Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, é referência em pediatria para o Estado pelo SUS. A instituição conta com profissionais especialistas que fizeram, em 2022, 281 atendimentos a pacientes com deficiência.
O Ambulatório de Genética do Hospital lidera o número de consultas e os médicos pediatras geneticistas são os que têm mais contato com os pacientes com a Síndrome de Down, acompanhando o crescimento desses pacientes em consultas de rotina e aconselhamento.
A médica geneticista, Gisele Rozone de Luca, explica que as pessoas com Síndrome de Down são mais suscetíveis a certos problemas de saúde, como cardíacas, gastrointestinais, celíacas, problemas de visão e audição, diabetes e alterações da tireoide.
Repórter: Pâmella Andressa