Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Dengue em SC: Saúde...

Dengue em SC: Saúde alerta sobre perfil dos casos confirmados da doença

O Governo do Estado divulgou nesta quinta-feira, 16, uma nota de alerta aos municípios catarinenses sobre o perfil dos casos confirmados de dengue no estado.

O perfil epidemiológico em 2023 comparado com o do ano passado apresenta uma proporção maior de casos registrados em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Além disso, o número de casos com sinais de alarme para cada 100 casos de dengue, aumentou nessas idades.. O mesmo se reflete nas hospitalizações.

A dengue na criança pode ser assintomática. Ou ela pode apresentar um quadro febril agudo ou ainda sinais e sintomas como fraqueza, fadiga, sonolência, recusa da alimentação e de líquidos, vômitos, diarreia ou fezes amolecidas.

Outros sinais e sintomas da doença em menores de dois anos de idade é o choro persistente, fraqueza muscular e irritabilidade, podendo ser confundidos com alguns quadros infecciosos frequentes nessa faixa etária.

O agravamento em crianças, em geral, é mais rápido que no adulto. Por isso, a importância de suspeitar da doença logo no início dos sintomas para evitar a ocorrência de casos graves e óbitos pela doença.

Além das crianças, são considerados grupos de risco para dengue: gestantes, adultos acima de 65 anos e pessoas com comorbidades.

Outras informações você confere no portal estado.https://estado.sc.gov.br/noticias

Repórter: Kenia Casagrande