Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Segurança Pública
  4. /
  5. Polícia Científica realiza Curso...

Polícia Científica realiza Curso de Capacitação dos Gestores da Perícia Oficial

Nos dias 13, 14 e 15 de março, a Polícia Científica de Santa Catarina realiza em Florianópolis o 1º Curso de Capacitação dos Gestores do Órgão Oficial de Perícia. A iniciativa inédita no estado teve início na tarde desta segunda-feira, 13, no auditório do Complexo da Segurança Pública, e reuniu dezenas de servidores que ocupam cargos de gestão em todas as regiões. De acordo com a perita-geral, Andressa Boer Fronza, o evento busca alinhar a gestão, capacitar profissionais e discutir o futuro da instituição pericial.

A abertura dos trabalhos ficou a cargo do diretor da Academia de Perícia, perito Luan Carneiro, que fez uma breve apresentação do curso e destacou apoiadores e personagens importantes que contribuíram para os avanços do órgão pericial, bem como para a realização da importante iniciativa voltada ao aprendizado. Destaque para o grande número de participantes que quase lotou o auditório da SSP, com presença maciça de diretores técnicos e administrativos, superintendentes regionais, peritos-regionais, coordenadores, gerentes, entre outros.

De forma interativa com o público, a perita-geral Andressa Fronza apresentou resultados e números da instituição, além de estimular uma grande reflexão coletiva sobre os rumos da Perícia Oficial. A partir da captação de códigos digitais projetados no telão, os participantes manifestaram por meio de seus smartphones, em até três palavras, o que achavam da PCI do passado, do presente e do futuro. Conforme as principais palavras-chave ganhavam destaque na tela, Andressa Fronza discorreu sobre os planos futuros da atual gestão, destacando a importância da origem e do momento vivenciado atualmente.

“É importante olharmos para trás, lembrarmos da nossa origem e das principais conquistas da instituição nestes 106 anos de história. A substituição da máquina de datilografia pelo computador, assim como do registro manual de ocorrências pelo sistema digital Sisraelp; a conquista da autonomia administrativa, em 2005, e da autonomia financeira, orçamentária e patrimonial, com a criação do Fumpof, em 2019; e a criação da Polícia Científica, em 2021, promoveram grandes revoluções na Perícia Oficial. Agora é hora de pensarmos quais serão os próximos marcos históricos que juntos colocaremos nessa linha do tempo”, indaga aos presentes.

A perita-geral também elogiou as equipes pelos resultados obtidos nos últimos anos, considerando a evolução alcançada gradativamente até o ano de 2022. Com um quadro efetivo atual de 771 servidores, cerca de 47% do total de recursos humanos previsto por lei para o órgão, no ano passado a PCI emitiu mais de 530 mil documentos de identidade e realizou mais de 200 mil atendimentos. O número de cidadãos que teve contato com os serviços da PCI no ano passado supera a marca de 1 milhão.

Entregas e homenagens

Acompanhada pelo perito-geral adjunto, Douglas Balen, a perita-geral Andressa Fronza realizou a entrega simbólica de 10 drones às Superintendências de Florianópolis, Palhoça, Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau e Lages. Também foram entregues 56 equipamentos fotográficos para as Superintendências de Florianópolis, Palhoça, Balneário Camboriú, Joinville, Blumenau e Lages, além dos Núcleos Regionais de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Canoinhas, Mafra, Rio do Sul, São Joaquim, Curitibanos, Itajaí e Brusque.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de projeto financiado com recursos do FESP (Fundo Estadual de Segurança Pública), provenientes de repasses federais na modalidade fundo a fundo, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, no eixo “enfrentamento à criminalidade violenta”. As cidades contempladas foram definidas conforme seus números de criminalidade, considerando os índices estabelecidos pelo Ministério da Justiça.

A dupla que comanda o órgão Pericial também homenageou os servidores que organizaram e os que atuam no Núcleo de Saúde do Servidor da PCI, iniciativa que mereceu o devido reconhecimento público da Direção. Tanto os precursores do Núcleo quanto os servidores que exercem atualmente as funções internas receberam um certificado pela participação.

A programação do dia contou ainda com a participação do perito-geral adjunto, Douglas Balen, que conversou com os colegas sobre o tema “Polícia Científica em números”. O superintendente-regional em Florianópolis, perito Carlos Nogueira, discorreu sobre a estrutura administrativa da instituição; a perita Suellen Pericolo falou como coordenadora de Gestão de Processos; a perita Ana Carolina Ferrari, apresentou a Coordenação de Integridade e Governança, pasta a qual está à frente; e o diretor de Criminalística, perito Eduardo Linhares, encerrou os trabalhos desta segunda-feira com a apresentação o Planejamento Estratégico da Polícia Cientifica de Santa Catarina.

Próximas atividades

Nesta terça-feira, 14, o evento de capacitação concentra suas atividades em torno das pastas vinculadas à Diretoria de Administração e Finanças, que está sob o comando do perito Rafael Gazola. Os temas licitações, fundos, administração e finanças, apoio operacional, projetos e edificações, gestão de pessoas e núcleo de saúde serão abordados em palestras e, ao final de cada apresentação, será aberto espaço para perguntas.

Na quarta-feira, 15, os gestores da PCI terão um encontro com o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, que apresentará o panorama financeiro do Estado. Também será feita a apresentação do COPC e da equipe de projetos da PCI, destacando temas como captação de recursos, celebração de convênios e prestação de contas. Para concluir os trabalhos, a dra. Caroline D´Oca, da Universidade Federal do Paraná, apresenta a palestra Contribuições do CCF – colaborações promissoras para a área da Segurança Pública.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts