Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Institucional
  4. /
  5. Diário Oficial do Estado...

Diário Oficial do Estado de Santa Catarina completa 89 anos

O Diário Oficial do Estado é responsável por tornar públicas e oficializar nomeações e exonerações, leis, decretos, entre outras ações dos gestores do governo catarinense. Mas, mais do que isso, ele é ferramenta de registro da história do Estado de Santa Catarina e de ações que mudam a vida das pessoas.

Nesta quarta-feira, 1º de março de 2023, o DOE completa 89 anos de existência. Ele foi criado pelo Decreto 433 de 1934, pelo interventor Federal Aristiliano Ramos no dia 5 de março de 1934. No mesmo Decreto também foi criada a Imprensa Oficial de Santa Catarina que era a responsável por manter e realizar diariamente o DOE. Mas foi no dia 1º de março do mesmo ano que começou a circular a primeira versão do Diário entre a população. E circulou de forma física até 2017, quando se tornou totalmente virtual.

De lá pra cá, já foram mais de 832.570 matérias publicadas on-line em 2.813 edições. Além disso, o DOE conta com um acervo de 19.156 edições impressas, que atualmente estão passando pelo processo de digitalização.

O olhar por trás do Diário Oficial do Estado

A gerente do Diário Oficial, Arlene Natália Cordeiro, tem mais de 30 anos dedicados à Secretaria da Administração e, em especial, a colocar “para circular” o Diário Oficial do Estado diariamente. Ela iniciou no serviço público na então Imprensa Oficial de Santa Catarina em 1986. Na época, o DOE era feito exclusivamente de maneira manual. “Montávamos ele todos os dias no papel, cortávamos com a tesoura, colávamos nas folhas de montagem e então levávamos para fotografar. Só aí o filme da câmera era montado no tamanho certo da página do diário para poder rodar na impressora.

A equipe responsável por esse processo manual, da qual Arlene fazia parte, organizava e revisava o Diário Oficial até meados de 2002, quando os computadores chegaram e o recebimento de informações passou a ser on-line. “A partir daí começamos a receber por e-mail as matérias. Eram cerca de 400 e-mails por dia”, lembra a gerente.

Foi em 2011 que o primeiro DOE eletrônico foi gerado e a partir daí uma nova maneira de comunicar as ações do Governo iniciou. Arlene ressalta que a chegada da tecnologia auxiliou não só o trabalho da equipe que realizava o Diário, mas, principalmente, a transparência com a população. “Com o Diário on-line é muito mais rápido o acesso à informação. Hoje unimos a tecnologia e a inovação com responsabilidade e transparência”.

A servidora também fala que o cuidado com o DOE é grande. “Nossa função não é só publicar. Nós fazemos a triagem de cada matéria recebida, diagramamos, revisamos, conferimos com muita atenção. Eu falo que o DOE me fez desenvolver, ao longo dos anos, uma habilidade especial na visão, um olhar mais atento. Só de bater o olho eu já sei quando tem algo de errado (risos).”

Informações para a imprensa:
Eliza Della Barba (Jornalista)
Assessoria de imprensa da SEA
(48) 3665-1636 / 99969-2710

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts