Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Vacina bivalente contra a...

Vacina bivalente contra a Covid-19 começa a ser aplicada em Santa Catarina

Os municípios catarinenses começaram nesta segunda-feira, 27, a aplicação do reforço com a vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19 na população dos grupos prioritários da primeira fase. Na Capital, a secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto, o prefeito de Florianópolis Topázio Neto e a secretária municipal de saúde Cristina Pires Pauluci acompanharam o início da vacinação na instituição de longa permanência (ILPI) Casa Divina Providência.

A secretária Carmen Zanotto agradeceu o empenho de todos os secretários municipais de saúde e das equipes de vacinação em mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, a de aplicação do reforço com a bivalente. “Nosso objetivo é alcançar uma excelente cobertura vacinal, porque protegendo as pessoas, protegemos a vida. Já passamos por um momento difícil, mas com a vacinação conseguimos superar”, ressaltou a secretária.

A irmã Olga Maria Brach, de 100 anos, foi a primeira a ser vacinada com a bivalente. Depois dela, outras irmãs e trabalhadores da instituição também foram vacinados, totalizando 106 pessoas imunizadas contra a Covid-19.

Entre as irmãs vacinadas estava Anete Pedó, de 86 anos, que se sentiu privilegiada e abençoada em ser umas das primeiras a receber o reforço. “Eu me sinto numa leveza, num privilégio de ser beneficiada com essa primeira leva de vacinados. Estou muito feliz. Eu não senti nenhuma dorzinha. Que dia abençoado. Estou protegida da Covid-19.”, comemorou a irmã.

Aplicação da bivalente será em quatro fases

A estimativa do público-alvo desta primeira fase é de 504.771 pessoas em Santa Catarina. Entre eles estão idosos com 70 anos ou mais; abrigados e trabalhadores de instituições de longa permanência (ILPI); pacientes imunocomprometidos; e a população das comunidades indígenas e quilombolas. A aplicação do reforço com a vacina bivalente terá outras quatro fases:

  • Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos de idade (previsão de início 06/03/2023);
  • Fase 3: gestantes e puérperas (previsão de início 20/03/2023);
  • Fase 4: trabalhadores da saúde (previsão de início 17/04/2023);
  • Fase 5: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade (previsão de início 17/04/2023).

Além de fazer parte de um dos grupos prioritários, para receber a dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente, é imprescindível que a pessoa tenha 12 anos ou mais tenha se vacinado com pelo menos duas doses de vacina monovalente (Pfizer, Coronavac, AstraZeneca, Janssen) e tenha tomado a última dose há, pelo menos, quatro meses.

João Augusto Brancher Fuck, diretor de vigilância epidemiológica (Dive), da Secretaria Estadual da Saúde, reforçou a importância da população dos grupos prioritários procurarem um posto de vacinação para tomar a dose de reforço com a vacina bivalente. “Pessoas que fazem parte dos grupos prioritários são aquelas com mais chances de evoluir para casos graves, serem hospitalizadas e até mesmo morrerem em decorrência da Covid-19 e é isso que nós queremos evitar. Então, a gente pede que a população procure a vacina que é disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde de todos os municípios para garantir a proteção contra a doença”.

:: Mais fotos no álbum

Municípios definem as estratégias

A gerente de imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho, destaca que cada município tem uma estratégia de vacinação. Desta forma, a recomendação é que a população se informe sobre os locais, horários e públicos que estão sendo vacinados com a secretaria de saúde da cidade onde mora antes de ir tomar a dose.

O público-alvo total dos grupos prioritários para receber a dose da vacina bivalente é de aproximadamente 1,6 milhão de pessoas. A Secretaria da Saúde de Santa Catarina (SES) reforça que as pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários para a aplicação da vacina bivalente devem seguir o esquema de vacinação com a aplicação das doses do esquema primário e doses de reforço monovalentes, de acordo com a faixa etária.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support