Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Agricultura
  4. /
  5. Governador lança Plano Agricultura...

Governador lança Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono durante o Show Tecnológico Copercampos em Campos Novos

O governador Jorginho Mello lançou nesta terça-feira, 14, o Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC+SC) durante a abertura do 27° Show Tecnológico Copercampos, em Campos Novos. Instituído por portaria, o Plano pretende consolidar o agronegócio catarinense no cenário mundial, assumindo o compromisso voluntário de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O projeto pretende gerar um potencial de mitigação de emissões de GEE de 86,78 milhões de toneladas de carbono – o que equivale a um investimento de US$ 4 bilhões até 2030.

“O ABC + SC surge para aumentar a rentabilidade para as familiar no campo, aumentar a capacidade produtiva e a resiliência dos nossos agricultores. Queremos mostrar ao mundo que temos uma agropecuária eficiente, competitiva e sustentável. Vamos potencializar a adoção de tecnologias, o acesso ao crédito e crescer no mercado internacional”, destacou o governador.

:: Mais fotos no álbum

“Criamos um plano que respeita as peculiaridades e a realidade de Santa Catarina para tornar a nossa agropecuária ainda mais sustentável. Vamos demonstrar o protagonismo do produtor rural catarinense, que alia produção de alimentos e preservação ambiental. Nós já somos referência internacional em sanidade animal e vegetal, agora vamos buscar um novo diferencial competitivo: a produção sustentável”, destacou o secretário Valdir Colatto, que também participou do lançamento do Plano.

O Plano ABC+ tem como eixos orientadores o enfrentamento dos impactos adversos da mudança do clima, o aumento da resiliência no meio rural e a sustentabilidade do setor agropecuário. Nesse sentido, a Secretaria da Agricultura, outros órgãos do Governo do Estado e iniciativa privada irão planejar e organizar ações para a adoção de tecnologias de produção sustentáveis, respondendo aos compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa no setor agropecuário.

O Plano foi construído pela Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com outros órgãos do Governo e iniciativa privada.

Show Tecnológico Copercampos

Além do governador, a vice-governadora Marilisa Boehm também esteve presente na abertura do Show Tecnológico Copercampos. O maior evento de difusão de tecnologias voltadas ao campo deve receber até quinta-feira, 16, mais de 17 mil visitantes. São mais de 160 expositores presentes nesta 27ª edição do Show Tecnológico, que apresentarão soluções e novas tecnologias para desenvolver ainda mais a agropecuária regional.

O governador disse que o Show Tecnológico é o evento que representa o que há de mais inovador no setor do agronegócio catarinense. Jorginho Mello reforçou que vai trabalhar para melhorar a vida das famílias que vivem no campo. “Vamos fazer um seguro para que o pequeno agricultor possa ter segurança no campo. Além disso, investir em energia trifásica para as famílias que moram no interior do estado”, ressaltou Jorginho.

O presidente da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca, destacou o compromisso de a cada ano mostrar todas as novidades do campo. “Sempre pensamos em evoluir e trazer as novidades das nossas atividades. Por isso o nosso evento é focado em tecnologia. O que há de melhor no setor do agronegócio, o público encontra na nossa estrutura”, informou.

Avatar
Escrito por:

Redação | SECOM

Assessoria de imprensa do Governo de Santa Catarina | Secretaria de Estado da Comunicação

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support