Educação e Fiesc debatem ações para ensino técnico em Santa Catarina
A ampliação da oferta de cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio foi tema de reunião entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) nesta quinta-feira, 9. O secretário de estado da Educação, Aristides Cimadon, e a secretária adjunta, Patricia Lueders, debateram ações conjuntas na educação com o presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar.
A Fiesc apresentou aos secretários as instalações da Academia de Negócios da instituição e o trabalho desenvolvido pelo Sesi e Senai. A ideia de uma cooperação entre SED e Fiesc será o investimento em educação visando o aproveitamento das potencialidades econômicas de Santa Catarina e o desenvolvimento econômico e de emprego.
“A proposta do governador Jorginho Mello é encontrarmos, em conjunto com a Fiesc, um caminho para a educação do ensino médio dos nossos itinerários formativos voltados para a educação profissional. Gostaríamos de conduzi-los, também, para a formação profissional e empreendedorismo”, destacou o secretário Cimadon.
Ensino profissional no currículo do Novo Ensino Médio
Em Santa Catarina, as 718 escolas de Ensino Médio ofertam o currículo do Novo Ensino Médio desde 2022. Além da ampliação da carga horária mínima anual de 800 horas para 1.000 horas, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento. A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.
O Novo Currículo também inclui trilhas de aprofundamento da educação profissional e tecnológica. Desta forma, os estudantes poderão optar por estudar mais uma área de conhecimento ou com um curso técnico, de acordo com seu projeto de vida.
O fomento e a busca de parcerias para ampliação da educação técnica e profissional nas escolas catarinenses busca atender a 11ª meta do Plano Estadual de Educação do Estado, que visa ampliar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade de oferta.