Jorginho Mello visita o Complexo Termelétrico Jorge Lacerda no Sul do Estado
A usina Jorge Lacerda, com 740 megawatts de potência, instalada na cidade de Capivari de Baixo, é uma das principais geradoras de energia de Santa Catarina. E nesta quinta-feira, 9, o governador Jorginho Mello fez uma visita às instalações da estrutura que tem um papel importante na economia do estado.
Ainda como senador, Jorginho Mello, trabalhou pela criação de uma Política de Transição Justa voltada à energia limpa que hoje já é uma realidade. Em 2021, o projeto determinou que a União prorrogue a autorização do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, por 15 anos, a partir de 1º de janeiro de 2025.
Durante a visita, Jorginho Mello garantiu o apoio do Governo do Estado às iniciativas de transição energética. “Vamos garantir um diálogo e políticas públicas junto à Casa Civil para apoio ao setor carbonífero catarinense”, destacou o governador.
Atualmente a usina responde, sozinha, por cerca de 25% da capacidade de geração de energia instalada em Santa Catarina. A geração em Capivari de Baixo gira em torno de 3,7 mil gigawatts hora por ano, o suficiente para abastecer pouco mais de um terço do que a indústria catarinense consome todos os anos.
O Complexo Termelétrico Jorge Lacerda movimenta R$ 6 bilhões na economia catarinense e gera pouco mais de 20 mil empregos diretos e indiretos. Em agosto de 2021 a usina foi vendida pelo grupo francês Engie, que a controlava desde a privatização, para a Diamante Holding Participações.
Após a visita ao Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, o governador participou da abertura oficial da colheita do arroz, em Tubarão.