Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se unem para viabilizar a revitalização da Praça Tancredo Neves em Florianópolis
O Governo do Estado, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça (TJSC), o Tribunal de Contas e a prefeitura de Florianópolis formalizaram nesta terça-feira, 31, o protocolo de intenções para a revitalização da Praça Tancredo Neves, também conhecida como Praça dos Três Poderes, no Centro da Capital. A solenidade de assinatura do protocolo ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça com a presença do governador Jorginho Mello.
A obra, no valor total de R$ 45 milhões, será viabilizada pelo contingenciamento de R$ 15 milhões da Alesc, TJSC e TCE, das chamadas “sobras de orçamento”, que foram devolvidas ao Governo do Estado – que, por sua vez, aplicará o recurso na execução da praça. O Estado, em concordância com os Poderes, devolveu este valor, que servirá para executar o projeto da Praça.
“Vamos ter uma praça que vai ter anfiteatro, restaurantes, tudo para atender melhor os turistas e a comunidade local. Isso vai ao encontro do que a gente defende, que o dinheiro público seja bem aplicado. Ao devolver a economia dos Poderes, que teria que voltar ao Executivo, todos ganham: município, contribuinte e os próprios Poderes ”, disse o governador do Estado, Jorginho Mello, que destacou a importância dos espaços públicos para o desenvolvimento de Santa Catarina.
Como vai ficar
O novo desenho da Praça será baseado no projeto arquitetônico vencedor de concurso público realizado há mais de uma década pela Prefeitura da Capital e já é desejo antigo do município, como ressalta Zena Becker, coordenadora de projetos especiais da prefeitura. “Costumo dizer que a Praça Tancredo Neves é a sala de visitas de Santa Catarina em Florianópolis. As pessoas que vêm do Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Assembleia, hospitais, passam pela praça. Então é muito importante que esse projeto saia do papel”, conta Zena.
A requalificação conta com um espaço de circulação e convivência devidamente iluminado, arborizado, equipado com estrutura para espetáculos ao ar livre, lanchonetes e cafeteria.
A ideia inicial do projeto é construir espaços verdes, uma praça cívica, com anfiteatro e arquibancada para eventos públicos, além de vagas de estacionamento subterrâneas.
Caberá ao escritório vencedor do concurso detalhar os projetos executivos para que a Prefeitura de Florianópolis lance o edital das obras.