Corpo de Bombeiros Militar resgata 10 pessoas de uma cachoeira em Santo Amaro da Imperatriz
A equipe do Grupamento de Busca e Salvamento, (GBS), do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Florianópolis, resgatou no último domingo, 15, um grupo de 10 pessoas ilhadas em uma cachoeira de Santo Amaro da Imperatriz. O local da ocorrência é conhecido como Cachoeira do Salto do Rio Vermelho, na comunidade da Vargem do Braço.
Os 10 turistas, incluindo crianças, ficaram ilhados após o fenômeno conhecido como cabeça d’água, que é o aumento rápido e repentino do nível de rios e cachoeiras, devido a chuvas nas cabeceiras ou em trechos mais altos do percurso.
A equipe do GBS resgatou inicialmente cinco das vítimas. Na sequência realizaram uma trilha por cerca de uma hora até o local em que as outras cinco pessoas estavam.
Por conta da dificuldade do acesso, a localização só foi possível por volta da 0h desta segunda-feira, e encerrada ao amanhecer. Os bombeiros permaneceram na mata durante toda a madrugada, monitorando as condições de segurança e o estado dos turistas.
Todos foram resgatados com vida, sem ferimentos e por volta das 9h desta segunda a ocorrência finalizada. A ação também contou com apoio do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em São José.