Símbolo de Santa Catarina, Ponte Hercílio Luz completa três anos de reabertura à população
O dia 30 de dezembro de 2019 marcou o fim de uma longa espera para os catarinenses. Após 28 anos, o principal cartão postal de Santa Catarina, a Ponte Hercílio Luz, era reaberto para a população.
Uma multidão de 200 mil pessoas passou pelo monumento apenas no primeiro dia da reinauguração, aproveitando uma programação com apresentações culturais e diversas atrações.
Três anos depois, a Ponte Hercílio Luz está totalmente reintegrada ao cotidiano de Florianópolis. Quase 50 mil veículos passam pela estrutura todos os dias da semana, além de milhares de pedestres e ciclistas.
Nos fins de semana, o local mais fotografado do estado vira uma gigantesca área de lazer.
O governador Carlos Moisés lembra o desafio que foi reabrir a ponte ainda em seu primeiro ano de mandato:
SONORA
O engenheiro José Abel da Silva gerenciou a fiscalização da reforma da ponte em seu último ano. Ele afirma que esse foi um dos maiores desafios de seus 30 anos de carreira:
SONORA
O lageano Alcebíades Alves de Campos Filho trabalhou na manutenção da estrutura entre a década de 1990 e 2000, período em que a ponte estava totalmente interditada. Agora como turista, ele passeia na estrutura que ajudou a manter:
SONORA
Há duas semanas, o governador Carlos Moisés assinou a ordem de serviço para a iluminação cênica da Hercílio Luz. O contrato prevê o realce da silhueta da ponte durante a noite e a possibilidade de programar diferentes efeitos estéticos com nova iluminação em LED.
O investimento será de R$ 8,9 milhões, com prazo de conclusão para julho de 2023.
Para evitar problemas na estrutura no futuro, o Governo do Estado assinou um contrato de manutenção, que inclui lavação com água doce, vistorias periódicas e troca de peças danificadas. Por ter uma estrutura singular, com metal e barras de olhal, esse tipo de serviço é essencial para a longevidade da Ponte Hercílio Luz.