Programa “Penso, Logo Destino” do IMA fecha 2022 em 88 cidades catarinenses
O programa “Penso, Logo Destino”, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) chegou a 88 municípios catarinenses neste ano.
Ele é focado na conscientização das pessoas sobre a correta disposição dos resíduos sólidos e busca tornar Santa Catarina o estado brasileiro que mais recicla, reutiliza e menos produz resíduos sólidos urbanos.
Para dar o exemplo, Santa Catarina foi o primeiro estado no país a erradicar os lixões, substituídos por aterros sanitários antes mesmo da publicação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
O programa é dividido em três etapas, como explica o diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva:
SONORA
A logística reversa é o conjunto de procedimentos de coleta, reuso, reciclagem e tratamento de resíduos gerados pelo consumo de diversos produtos. Fabricantes e comerciantes também são responsáveis pela destinação final dos resíduos após o consumo.
A ideia do processo é proteger o meio ambiente, gerar oportunidades de negócios, e redistribuir direitos e deveres sobre o gerenciamento dos resíduos urbanos.
A reciclagem também é uma aliada na geração de empregos, na eficiência energética, na redução da poluição e na preservação dos recursos naturais.
Neste primeiro momento, o programa abrange municípios de até 20 mil habitantes. A meta é contemplar todos os 224 municípios desse porte até final de 2024 para depois ampliar para outros municípios.