Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Com a volta da...

Com a volta da chuva, SC tem três municípios em situação de emergência, 131 desabrigados e 55 desalojados

Durante toda a tarde desta terça, 20, as equipes do Governo do Estado atuaram no auxílio aos prejudicados pelas chuvas que voltaram a castigar Santa Catarina. As regiões mais atingidas são a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, especialmente o município de Camboriú, onde duas mortes foram registradas em decorrência de um deslizamento de terra.


Até a noite desta terça, três municípios haviam decretado situação de emergência: Balneário Camboriú, Barra do Sul e Navegantes. Ao todo, há 131 desabrigados e 55 desalojados, de acordo com o relatório mais recente divulgado pela Defesa Civil estadual.


Por determinação do governador Carlos Moisés, todos os esforços estão concentrados na missão de proteger a vida e de pronta resposta a quem precisar, por meio dos números 199, da Defesa Civil e do 193, do Corpo de Bombeiros.


Até o início da noite desta terça, seis municípios relataram ocorrências relacionadas às chuvas: Jaraguá do Sul, Ilhota, Itapema, Porto Belo, Penha e Camboriú.


Em relação às rodovias estaduais, a SC-418, Serra Dona Francisca, está interditada para veículos pesados no sentido Joinville/Campo Alegre. Na Grande Florianópolis, o tráfego segue bloqueado na SC-405, no Sul da Ilha. No Norte da Ilha, o trânsito foi liberado na SC-401. Na mesma via, porém, segue em meia pista o trecho onde houve rolamento de pedras.


Já o incêndio registrado em Penha, no Norte do estado, envolvendo alta quantidade de hipoclorito de cálcio – produto utilizado no tratamento de piscinas – já está em fase de rescaldo, segundo o Corpo de Bombeiros. O trabalho segue nesta quarta para evitar pequenos focos de incêndio remanescentes. Pelo menos 45 bombeiros militares e comunitários atuam no local, com oito viaturas. Não houve vítimas.


Sobre ocorrências relacionadas às chuvas, os bombeiros atenderam 213 chamados desde a manhã de segunda, dia 19, com emprego de 278 militares e comunitários e 86 viaturas. A maioria foi registrada na região de Camboriú. Na Grande Florianópolis, as cidades mais atingidas foram Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e a Capital.