Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Ciência, Tecnologia e Inovação
  4. /
  5. Fapesc lança edital para...

Fapesc lança edital para eventos de inovação em mobilidade elétrica em SC

Presidente da Fapesc em discurso durante a reunião mensal da Diretoria e Conselhos da FIESC

Estão abertas as inscrições para edital de apoio a eventos  de inovação em mobilidade elétrica em Santa Catarina . É uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), dentro do Programa Catarinense de Estímulo à Mobilidade Elétrica (Programa SC+ELÉTRICA). As submissões de propostas para o edital 55/2022 podem ser feitas até 12 de fevereiro de 2023, diretamente na plataforma da fundação. (http://plataforma.fapesc.sc.gov.br/fapesc/#/public/login). 

A previsão é apoiar 15 eventos com até R$ 30 mil, totalizando R$ 450 mil em investimento. Serão considerados seminários, simpósios, workshops e conferências nos formatos presenciais ou híbridos. 

Os eventos serão distribuídos por todo o Estado. Cada mesorregião (Grande Florianópolis, Sul, Norte, Vale do Itajaí, Planalto Serrano e Oeste) terá duas propostas aprovadas. Outras três serão selecionadas a partir do ranqueamento geral. 

Podem inscrever propostas profissionais com título mínimo de mestre e vinculado a alguma instituição de ciência, tecnologia e inovação (ICTI) de Santa Catarina. 

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca que este edital é histórico por dois motivos. “Primeiro, porque esse é o maior número de chamadas públicas lançadas pela fundação. Foram 55 em um ano e isso representa uma grande oportunidade para o ecossistema de CTI. Segundo, esse edital desafiou as nossas universidades e os nossos centros de inovação a trabalhar um tema extremamente relevante. Dentro do SC+Elétrica, a Fapesc tem estimulado ações de mobilidade elétrica e cidades inteligentes”, explica.

O edital foi lançado nesta sexta-feira, 16, durante a reunião mensal da Diretoria e Conselhos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Para saber mais, acesse www.fapesc.sc.gov.br ou envie e-mail para difusaoeletrica@fapesc.sc.gov.br

Sobre o Programa SC+Elétrica

Trata-se do Programa Catarinense de Estímulo à Mobilidade Elétrica (Programa SC+Elétrica), criado por meio do Decreto Estadual 2.113/2022 para incentivar a utilização da energia elétrica aplicada à mobilidade.  

A finalidade é justamente incentivar  inovação, conhecimentos, pesquisa, tecnologia, talentos e a indústria local, atrair investimentos e acelerar a adoção de veículos elétricos e, assim, reduzir a emissão de CO². Também criar oportunidades para uma nova economia do Estado. 

Além da Fapesc, o grupo de trabalho para tratar de mobilidade elétrica em Santa Catarina envolve ainda a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI), a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDE), o Sapiens Parque e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc).

Avatar
Escrito por:

ASCOM | FAPESC

Assessoria de imprensa Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support