Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Santa Catarina pede apoio...

Santa Catarina pede apoio aos pescadores e maricultores para prevenção à Gripe Aviária

Após a notificação de casos da Influenza Aviária altamente contagiosa na América do Norte e em países como Colômbia, Equador, Peru, Venezuela e Chile, o Governo do Estado está pedindo apoio aos pescadores e maricultores para ajudar na prevenção à Gripe Aviária.

A doença afeta aves silvestres e domésticas e pode ser transmitida pelo ar, água, alimentos, materiais e pessoas contaminadas e pelo contato com aves doentes. Quando causada por subtipos de vírus altamente patogênicos leva a altas taxas de mortalidade.

Caso encontrem aves doentes ou mortas nas praias e encostas, os produtores podem contactar a Cidasc pelo telefone 0800-6439300.

O secretário da Agricultura, Ricardo Miotto, reforça algumas orientações para o caso de localizar animais com sintomas da doença:

SONORA

Para todos aqueles que criam aves, é importante evitar o contato entre elas e outros animais, especialmente aves silvestres ou de vida livre, além de restringir o acesso de visitantes aos aviários.

Os funcionários devem utilizar roupas exclusivas para ingressar no aviário e os veículos que circulam pelo local devem ser limpos e desinfetados antes da entrada e na saída dos estabelecimentos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support