Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. México abre mercado para...

México abre mercado para carne suína produzida em SC

Santa Catarina tem mais um motivo para comemorar no agronegócio. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou nesta segunda, dia 14, a abertura do mercado mexicano para a carne suína produzida no estado, mais um destino exclusivo da produção catarinense.

A publicação da autorização foi feita pelo órgão equivalente ao ministério da agricultura brasileiro, responsável pelo controle da produção, importação e exportação de alimentos no México.

Aquele país é o terceiro maior importador mundial de carne suína. O secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Ricardo Miotto, comemora o reconhecimento:

SONORA

Nesse primeiro momento, todas as plantas habilitadas a exportar carne suína para o México são de Santa Catarina, primeiro estado brasileiro reconhecido como zona livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal.

Para o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin, a notícia é uma das mais importantes conquistas para a cadeia exportadora de proteína animal do Brasil:

SONORA

Atualmente, a principal origem das importações mexicanas do produto são os Estados Unidos. Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína no Brasil. Referência internacional em sanidade animal, o estado tem acesso aos mercados mais exigentes e competitivos do mundo.

De janeiro a outubro de 2022, o agronegócio catarinense exportou 497,9 mil toneladas de carne suína, com um resultado financeiro de US$ 1,1 bilhão, respondendo por 55% dos embarques brasileiros e abastecendo cerca de 70 países.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support