Conheça as iniciativas e atribuições dos 64 assistentes sociais que atuam na rede estadual
Descrição do áudio:
No início do ano letivo, o Governo de Santa Catarina contratou uma equipe de bibliotecários, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais para atuar de forma inédita na rede estadual de ensino.
A equipe de 64 assistentes sociais trabalha em sintonia com os orientadores educacionais das 1.056 unidades escolares da rede estadual em ações como: elaboração de projetos de prevenção às violências, proposição de ações pedagógicas de respeito aos direitos humanos e execução de projetos para o enfrentamento de preconceitos, discriminações e desigualdades.
A assistente social da Regional de Florianópolis, Rochele Pedroso de Moraes, explica que o trabalho é focado na prevenção, promoção e proteção da infância e da juventude:
SONORA
Na Regional de Blumenau, por exemplo, uma equipe multidisciplinar foi acionada para atender uma demanda de acolhimento ao luto e orientação aos estudantes da escola Victor Hering, após a morte de um colega da turma do 8º ano em decorrência de um câncer.
Os profissionais realizaram atividades como rodas de conversas e manifestações por meio de desenhos e textos para que os alunos expressassem seus sentimentos em relação à perda do colega.
A contratação dos assistentes sociais atende aos planos Nacional e Estadual de Educação e contribui de forma significativa para aprimorar o desempenho dos alunos, proporcionando um ambiente escolar mais saudável.
Duração: 1 min 49 seg
Apresentação: Marcos Lampert
Técnica: Marcos Lampert
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com