Estados do Sul debatem ações para ampliar a competitividade e a produção de leite
Descrição do áudio:
Lideranças do setor produtivo de leite do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina se reuniram nesta sexta, dia 20, no encontro da Aliança Láctea Sul Brasileira, em Esteio, no Rio Grande do Sul, para debater sobre ações que ampliem a exportação e a competitividade do produto.
A assistência técnica e a geração de tecnologia para ampliar a produção e a produtividade foram alguns dos temas tratados no encontro. O secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Ricardo Miotto, fala sobre os demais assuntos debatidos com os estados vizinhos:
SONORA
Em 2019 os três estados do Sul produziram, juntos, 11,6 bilhões de litros de leite, o correspondente a 33,4% do total gerado no Brasil. Santa Catarina é o quarto maior produtor, com cerca de três bilhões de litros por ano e a participação de cerca de 70 mil famílias e de 130 empresas.
Um dos grandes diferenciais do agronegócio catarinense é o cuidado extremo com a saúde animal. O estado é um dos reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal como área livre de febre aftosa sem vacinação e, desde 2020, possui o menor número no país de casos de brucelose animal, doença que pode ser transmitida ao homem pelo consumo de laticínios.
Duração: 2 min e 02 seg
Apresentação: Pâmella Andressa
Técnica: Pâmella Andressa
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com