Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros Militar...

Corpo de Bombeiros Militar emprega equipes de atendimentos extremos por conta da chuva

Descrição do áudio:

O Corpo de Bombeiros Militar já atendeu a mais de 200 ocorrências nos últimos dias em Santa Catarina, a maioria relacionada a inundações e enxurradas. À medida em que os dias passam e o solo fica mais encharcado nas áreas atingidas é preciso tomar alguns cuidados, como explica o capitão Alan Delei Cielusinsky, presidente da coordenadoria de intervenção em áreas deslizadas dos bombeiros:
SONORA
Tubarão, no Sul do estado, foi a cidade com maior número de ocorrências atendidas pelos bombeiros: 150 do total. Nas primeiras 12 horas quarta-feira foram atendidos cerca de mil chamados pelo 193.
As equipes de plantão acabaram atendendo diversas ocorrências mesmo sem chamado, já que muitas vezes atendiam a emergência registrada pelo telefone, mas seguiam atendendo vizinhos e a população local.
Para reforçar o atendimento estão empregadas as equipes de Forças-Tarefa dos batalhões especializados em atendimentos extremos de Tubarão, Blumenau, Balneário Camboriú, Chapecó e São José. Também estão empregados 14 alunos e dois2 instrutores do Curso de Busca e Resgate em Inundações e Enxurradas. Desde 1974 a região não era tão castigada por conta de eventos climáticos.
A situação se intensificou em Araranguá no período entre a noite e a madrugada desta quinta. Alguns acessos estão bloqueados para chegar na cidade de Araranguá e muitas ocorrências foram geradas. As equipes de Criciúma deram reforço na região e também foram acionadas as equipes de Forças-Tarefa. No local há bombeiros de Criciúma e de Curitibanos.
Urubici, na Serra, não era tão atingido por chuvas tão intensas desde 1996. Bombeiros de Lages ajudam no local. Já em Anitápolis, na Grande Florianópolis, o acesso à cidade foi bloqueado depois de uma queda de barreira em Rancho Queimado. Equipes atuam no local para desobstruir a via.
A região de Rio do Sul também foi bastante atingida nesta quarta e madrugada de quinta, com atenção ao município de Rio do Oeste. Equipes de Rio do Sul, Xanxerê e Canoinhas dão suporte no local, com monitoramento das barragens da região.
O tenente-coronel Diogo de Souza Clarindo, presidente da coordenadoria de busca e resgate em inundações e enxurradas, dá outras dicas para quem mora em áreas que foram alagadas pelas chuvas:
SONORA

Duração: 5 min e 02 seg

Apresentação: Pâmella Andressa

Técnica: Pâmella Andressa

Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação

Contato: (48) 3665-3051

E-mail: radiosecom@gmail.comc