Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Reforma e ampliação do...

Reforma e ampliação do Cedup Abílio Paulo terá início em Criciúma

 Fotos: Gabriel Duwe de Lima/SED

A ordem de serviço que autoriza o início das obras de infraestrutura do Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, em Criciúma, foi assinada nesta segunda-feira, 25. Para reformar e ampliar a atual estrutura da unidade, o Governo de Santa Catarina está investindo R$ 17 milhões. O documento foi assinado pelo secretário de Estado da Educação, Vitor Balthazar; pelo deputado estadual Luiz Fernando Vampiro, que deixou a pasta em março;  e outras autoridades.

“Esta é mais uma entrega que sinaliza a prioridade e a importância que o governador Carlos Moisés e a sua gestão têm dado para a Educação. É uma obra que fará toda a reestruturação do prédio, além de uma ampliação que possibilitará que mais estudantes possam ingressar no CEDUP. Um investimento na qualificação profissional, que transformará Criciúma e o Estado de Santa Catarina”, afirma o secretário Vitor Balthazar.

Construção de auditório e mais laboratórios para o ensino técnico

Na estrutura existente, serão realizadas as reformas do telhado, das redes elétrica e hidrossanitária, do sistema de drenagem e do piso. Além disso, haverá troca de portas e janelas de todo o prédio, enquanto as paredes dos banheiros serão revestidas com cerâmica. O sistema de iluminação externa também será atualizado e a pintura do prédio refeita.

Com a ampliação do prédio, o Cedup Abílio Paulo terá mais 11 salas de aula – serão 41 salas ao todo após a conclusão das obras. Já a quadra poliesportiva da unidade, que atualmente é aberta, receberá cobertura para permitir a prática de atividades físicas independentemente das condições climáticas, integrando uma estrutura que já inclui um ginásio.

O deputado estadual e ex- secretário de Estado da Educação Luiz Fernando Vampiro acompanhou a solenidade e foi homenageado pelos alunos e professores da escola. “O Cedup de Criciúma é uma referência para a região Sul pela qualidade do ensino e por ter formado grandes profissionais ao longo das últimas décadas. Com essa reforma e ampliação, ainda mais jovens da região serão atendidos e com ainda mais qualidade”, destacou o parlamentar.

Outra novidade será a construção de um auditório com lotação máxima superior a 600 pessoas, que vai garantir a realização de eventos culturais, aulões e outras atividades com mais conforto para a comunidade escolar. Além disso, a unidade conta com 14 laboratórios para complementar as atividades realizadas em sala de aula, e mais dois serão instalados em 2023.

O Cedup Abílio Paulo atende hoje 1.878 estudantes de Ensino Médio, Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Ensino Técnico Concomitante ou Subsequente. Entre os cursos oferecidos estão o Técnico em Alimentos, Técnico em Edificações, Técnico em Comércio, Técnico em Química, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática (programação e manutenção) e Técnico em Administração.

A gestora do Cedup de Criciúma, Maristela Bolan, conta que a obra de reforma era aguardada há 22 anos por toda a equipe que trabalha na unidade e pela comunidade local. “Este dia será sempre lembrado pelos alunos e professores que fazem parte da família do Cedup Abílio Paulo. O sentimento hoje é de gratidão ao Governo do Estado”, finaliza.

Maior obra em escola da rede estadual

Inaugurado em 1978 e sem passar por reforma geral, o Cedup Abílio Paulo receberá agora a maior obra de uma escola da rede estadual em toda Santa Catarina. O total de área construída da unidade, que hoje é de 4,4 mil m², passará para 8,4 mil m².

De acordo com a gestão da escola, a unidade atende estudantes de ao menos 27 cidades integrantes da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), além de municípios em regiões vizinhas. O Cedup, que já é referência em educação profissional no Sul do Estado, receberá a reforma para ampliar sua capacidade de atendimento e atender a crescente demanda por educação profissional em toda a região.

Informações adicionais para imprensa:
Pedro Henrique Jacoby Cureau
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Fone: (48) 3664-0347
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
www.sed.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support