Governador participa da noite de premiação Prefeito Empreendedor, promovida pelo Sebrae
Entre mais de 70 prefeitos, o governador Carlos Moisés acompanhou, nesta quarta-feira, 13, a noite de premiação Prefeito Empreendedor, promovida pelo Sebrae, em Florianópolis. A iniciativa tem como objetivo reconhecer, valorizar e disseminar boas práticas das prefeituras no estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. Essa é a 11ª edição do Prêmio.
Foram reconhecidos com troféus os três melhores projetos em oito categorias da premiação: Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Inovação e Sustentabilidade; Cooperação e Governança Regional e Cidades Empreendedoras.
Em seu discurso, o governador Carlos Moisés ressaltou o municipalismo como uma das bandeiras da atual gestão. Segundo ele, a parceria com os prefeitos catarinenses já resultou na destinação de mais de R$ 3 bilhões em recursos para obras nas cidades. Pelo Plano 1000 – maior programa municipalista da história do Estado – serão investidos mais de R$ 7,3 bilhões ao longo dos próximos quatro anos em todas as cidades de Santa Catarina.
“O Governo, com ações suprapartidárias, tem ajudado os prefeitos a investirem em seus municípios, a tirarem os sonhos das gavetas, colocando o dinheiro público onde as pessoas vivem. São recursos que ajudam a desenvolver a economia local, gerar emprego e melhorar a vida dos catarinenses”, frisou Carlos Moisés. O governador destacou ainda que o orçamento estadual contempla recursos para programas sociais como o Gente Catarina e o Bolsa Estudante. “É uma forma de empreender diretamente nas pessoas, gerando esperança e oportunidades para que Santa Catarina continue crescendo”.
Na abertura do evento, o diretor técnico do Sebrae Santa Catarina, Luc Pinheiro, destacou a força empreendedora do Estado e o quanto é importante para o cidadão, melhorando a qualidade de vida, especialmente nas pequenas cidades. “Um projeto não traz resultados de uma hora para outra no município. É importante ter planejamento, execução e controle das ações. É muito esforço. E por isso o reconhecimento nesta noite é tão importante”, comenta Luc.
Nesta edição, o Sebrae recebeu a inscrição de mais de 100 projetos, de 70 municípios. Esse é o maior número de inscritos entre todas as edições do Prêmio. Autoridades e convidados acompanharam o evento em Florianópolis.
O 1⁰ lugar de cada categoria estadual avança para a etapa nacional do Prêmio, que será realizada em maio, em Brasília.]
Prêmio Prefeito Empreendedor
Promovido pelo Sebrae e entidades parceiras, é um programa de reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios do município. São premiados gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
Conheça os vencedores da 11ª edição da etapa estadual do prêmio
- Desburocratização
1º lugar – Mario Afonso Woitexem, de Pinhalzinho, com o projeto Pinhalzinho + Livre.
2º lugar – Gean Marques Loureiro, de Florianópolis – com o projeto Floripa Mais Simples. - Inovação e sustentabilidade
1º lugar – Dorival Carlos Borga, de Videira, com o projeto Centro de Inovação Videira – Dante Martorano
2º lugar – Volnei José Morastoni, de Itajaí, com o projeto Mov Itajaí
3º lugar – João Rodrigues, de Chapecó, com o projeto Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável. - Sala do empreendedor
1º lugar – André Luiz Moser, de Indaial, com o projeto Sala do Empreendedor – Criando Oportunidades.
2º lugar – José Eduardo Rothbarth Thomé, de Rio do Sul, com o Projeto Casa do Empreendedor Osni Sens.
3º lugar – Robson Jean Back, de São Martinho, com o projeto A Sala do Empreendedor como Agente de Desenvolvimento Socioeconômico - Marketing territorial e setores econômicos
1º lugar – Adriano Bornschein Silva, de Joinville, com o projeto Joinville para as Pessoas
2º lugar – Paulo Henrique Dalago Muller, prefeito e Bombinhas, com o projeto TPA – Taxa de Preservação Ambiental de Bombinhas.
3º lugar – Ricardo Lauro da Costa, de Santo Amaro da Imperatriz, com o projeto Termalismo de Saúde - Empreendedorismo na escola
1º lugar – Clésio Salvaro, de Criciúma, com o projeto Educando para o Futuro
2º lugar – Diogo Francisco Alves Maciel, de Canelinha, com o projeto Formação de Jovens Empreendedores.
3º lugar – Arão Josino da Silva, de Ascurra, com o projeto Ascurra de Oportunidades - Cidade Empreendedora
1º lugar – José Eduardo Rothbarth Thomé, de Rio do Sul, com o projeto Rio do Sul – Capital de Oportunidades
2º lugar – Mário Hildebrandt, de Blumenau, com o projeto Plano de Retomada Econômica
3º lugar – Jorge Augusto Kruger, de Timbó, com o projeto Simplifica Timbó - Compras Governamentais
Nesta categoria, os prefeitos foram reconhecidos apenas com o Selo Prefeito Empreendedor. - Governança Regional e cooperação intermunicipal
Nesta categoria, os prefeitos foram reconhecidos apenas com o Selo Prefeito Empreendedor.
Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC