Relatório de balneabilidade aponta 67,5% dos pontos próprios para banho em SC
Descrição do áudio:
Dos 237 pontos para banho analisados pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina na última semana, 160 estão em condições de receber banhistas, segundo o relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta, 18. O número de locais próprios representa quase 68% do total analisado. Na Capital, dos 87 pontos onde há coleta, 60 estão em condições de receber banhistas, ou seja, 69%.
As análises são realizadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte. Durante a alta temporada, de novembro a março, a pesquisa é divulgada todas as semanas. O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva, fala sobre a credibilidade do trabalho:
SONORA
A água é considerada própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. É considerada imprópria quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, o número da mesma bactéria for superior a 800 por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 por 100 mililitros.
O cronograma de coletas e o resultado do monitoramento do mar estão disponíveis no site www.balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo Praia Segura.
Duração: 1 min 40 seg
Apresentação: Fabiana de Liz
Técnica: Fabiana de Liz
Produção: Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051