Laboratório da Udesc Faed lança plataforma gratuita de avaliação fonológica
O Laboratório Prolinguagem, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), lançou neste mês a Plataforma de Avaliação Fonológica (PAF), que disponibiliza um conjunto de testes para avaliação da consciência fonológica gratuitamente para profissionais da Educação, Fonoaudiologia, Psicologia e pesquisadores de diversas áreas.
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Segundo os idealizadores, a ferramenta é resultado de anos de pesquisa do Prolinguagem, que desenvolve ações com foco na formação inicial e continuada de professores. Coordenadora do laboratório e pesquisadora da consciência fonológica há mais de 20 anos, a professora Dalva Maria Alves Godoy explica que o conceito define “uma habilidade preditiva e precursora da aprendizagem da leitura”.
Sistemas alfabéticos
“A importância da consciência fonológica é o fato científico mais pesquisado e comprovado dos últimos 50 anos na Ciência da Leitura. Hoje, sabe-se que ela está na base do sucesso da aprendizagem da leitura em sistemas alfabéticos e que a deficiência dessa habilidade é a principal causa da dislexia”, afirma a docente.
Dalva destaca que a disponibilização gratuita do instrumento de avaliação ao público “vai na contramão da corrida editorial e comercial em que normalmente testes para avaliação de capacidades e habilidades cognitivas são comercializados”.
Para a pesquisadora, a criação da plataforma é uma forma de retribuir à comunidade o aprendizado vivenciado ao longo de sua trajetória na Udesc Faed. “O conhecimento científico é frequentemente publicado em livros e artigos. Porém, a divulgação desse instrumento de avaliação para aprendizagem da leitura amplia seu alcance junto ao público interessado, sobretudo outros pesquisadores que podem desenvolver suas pesquisas com um instrumento fundamentado com bases teóricas robustas”, complementa.
Aplicações
A PAF é um instrumento informatizado, que disponibiliza a avaliação da consciência fonológica em dois níveis: silábico e fonêmico. No momento, a plataforma foi feita para oferecer estímulos auditivos em três variações linguísticas, com projeção de, no futuro, ofertar outras variedades sociolinguísticas.
“Na Udesc Faed, temos utilizado a PAF em pesquisas de mestrado e do doutorado, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), em pesquisas com crianças de 5 a 10 anos e com jovens e adultos em fase de alfabetização, para desenvolvimento de programas de ensino da alfabetização”, conclui a docente.
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