Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Decreto autoriza aulas 100%...

Decreto autoriza aulas 100% presenciais para todos os estudantes em SC

https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2022/10/20220112_bol_21.mp3 

Descrição do áudio:

Foi publicado nesta quarta, 12, o decreto do Governo do Estado que estabelece o retorno de 100% dos estudantes às atividades presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas de Santa Catarina. A mudança, que vinha sendo estruturada desde dezembro, será possível com o fim da exigência de distanciamento mínimo entre os alunos nas salas de aula.

A decisão foi tomada em conjunto pelas 14 entidades do Comitê Estratégico de Retomada das Aulas Presenciais, como as Secretarias de Estado da Educação e da Saúde, Ministério Público estadual e Tribunal de Contas do Estado, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Defesa Civil de Santa Catarina.

As demais exigências e medidas sanitárias de segurança para evitar o contágio pela Covid-19, como o uso de álcool gel e o uso de máscaras nas escolas serão mantidas, enquanto a ventilação cruzada nos ambientes será reforçada. A vacinação para profissionais da educação também segue sendo obrigatória, e a impossibilidade de se submeter ao imunizante deve ser comprovada por laudo médico. A exceção são as gestantes, que podem continuar trabalhando de forma remota.

O secretário da Educação Luiz Fernando Vampiro, fala sobre como as escolas estão sendo preparadas para que os alunos sejam recebidos com segurança:

SONORA

Após a assinatura do decreto, as instituições de ensino devem fazer as adequações necessárias até o dia 1 de fevereiro. Na rede estadual, as novas regras passam a valer a partir do dia 7 de fevereiro, início das aulas. Caso o estudante não possa retornar por motivos de saúde, ele poderá ser atendido em modelo alternativo, desde que apresente laudo médico.

As aulas presenciais em Santa Catarina estão autorizadas desde o início de 2021. Desde então, o índice de contágio entre alunos esteve sempre abaixo de 0,2%, enquanto entre professores o número nunca ultrapassou de 1%. O acompanhamento de casos suspeitos e confirmados é realizado por meio de um painel digital atualizado pelas próprias escolas da rede.

Duração: 3 min 
Apresentação: Fabiana de Liz 
Técnica: Fabiana de Liz 
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria Executiva de Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com