SAMU atende mais de 6 mil ocorrências nos 10 primeiros dias de 2022
https://estado.sc.gov.br/noticias/wp-content/uploads/sites/3/2022/10/20220111_bol_21.mp3
Descrição do áudio:
Ao todo, neste início de ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu 6.192 ocorrências. O relatório foi disponibilizado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda, dia 10, e inclui dados como tempo resposta, atendimentos com envio de ambulância, com orientação médica, causas e faixa etária dos pacientes. As cidades com mais atendimentos foram Florianópolis, Joinville e Criciúma.
O tempo resposta médio das Unidades de Suporte Avançado tem sido de cerca de cinco minutos, em caso de código vermelho, que está relacionado à gravidade da ocorrência, com maior risco de morte.
O superintendente de Urgência e Emergência do Samu, coronel Diogo Bahia Losso, fala sobre a busca constante pela melhoria do serviço prestado:
SONORA
Das mais de 6 mil ocorrências registradas, quase quatro mil delas precisaram apenas de orientação médica por telefone e quase três mil precisaram do envio de uma ambulância. A faixa etária que mais usou o serviço neste início de janeiro foram os idosos com mais de 60 anos, e depois os adultos entre 20 e 39 anos.
O Samu de Santa Catarina é o único da região Sul do Brasil a atender 100% da população, em oito macrorregiões diferentes, nos 295 municípios. Possui uma frota de 23 Unidades de Suporte Avançado, 94 de Suporte Básico, dois helicópteros e dois aviões.
Duração: 2 min e 22 seg
Apresentação: Fabiana de Liz
Técnica: Fabiana de Liz
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria Executiva de Comunicação
Contato: (48) 3665-3051
E-mail: radiosecom@gmail.com