Udesc vence competição de inovação e é a universidade mais empreendedora de SC

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conquistou um resultado expressivo no Reuni Challenge SC, evento on-line concluído no último domingo, 12, que estimulou a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior (IES) catarinenses. Maior competição de empreendedorismo universitário do estado, a iniciativa on-line mobilizou mais de 400 estudantes e professores de 32 IES, organizados em 48 equipes, durante o fim de semana.
Cinco das 12 equipes finalistas foram compostas por estudantes e docentes da Udesc, inclusive a grande vencedora e a segunda colocada na competição. As apresentações das finais podem ser assistidas no YouTube.
O projeto que conquistou o primeiro lugar foi o aplicativo móvel e plataforma apresentado pela equipe Silix Catarina, formada por estudantes do curso de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.
Doação de sangue
O objetivo da iniciativa é melhorar a gestão dos estoques de sangue e incentivar a doação de repetição (pessoas que doam sangue mais de duas vezes por ano), que garante estoque e qualidade.
A equipe é formada por Gislaine Ignaczuk, Julia Merlo, Letícia de Souza, Luiz Ferreto Junior, Renan Berka e Teodoro Schneider e pelo professor Lucas Carregari. “Vencer uma competição de empreendedorismo com um aplicativo de impacto social reforça que o papel da gestão e inovação social não é apenas do Estado”, afirma Gislaine.
Biogás
O segundo lugar no desafio foi para o projeto criado pela equipe Cavtech Biogástech, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages. A equipe desenvolveu um equipamento tecnológico para destinar o lixo orgânico produzido pelas pessoas, transformando-o em energia elétrica, gás ou adubo orgânico.
Ao todo, seis equipes foram inscritas pela Udesc. Outras três também chegaram à final: a equipe Base CAV, da Udesc Lages; a i9 CCT, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville; e a Acadêmicos da Pandemia, da Udesc Esag, que levou o terceiro lugar no Reuni Game, gincana realizada em paralelo à competição principal. Também participou do desafio a Multi CCT, da Udesc Joinville.
O terceiro lugar, para completar o pódio do desafio, ficou com um grupo da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma, com o projeto Psiu, uma solução para mitigação de problemas psicológicos de colaboradores, que propõem o cuidado dos talentos e a expansão de negócios.
Reuni Challenge SC
O Reuni Challenge SC é promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), através da Rede Catarinense dos Centros de Inovação, com metodologia desenvolvida pelo Orion Parque, de Lages, o primeiro Centro da Rede, e sede do evento deste ano.
Participam também da realização a Prefeitura de Lages, a Fapesc, e a NSC, com apoio do Sistema Acafe. O objetivo é estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior no Estado, conectando demandas reais da sociedade com o conhecimento universitário, mentores com experiência de mercado e com o ecossistema de inovação do Governo do Estado.
O evento online ocorreu de sexta-feira a domingo. Foram mais de 200 mentorias, além de seis palestras sobre as várias etapas do empreendedorismo. Os projetos foram avaliados por bancas formadas por 20 profissionais da área nas fases classificatória e final.
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010