8ª Regional da Saúde apoia ações do Dia Mundial da Saúde em Campos Novos

Na manhã desta quinta-feira, 7, a equipe da Estratégia de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Campos Novos, em conjunto com o Sesc e a Secretaria Municipal de Esportes, prestou esclarecimento à população sobre o tema Vida Saudável em alusão ao Dia Mundial da Saúde.
A ação aconteceu na Praça Lauro Müller, no Centro de Campos Novos, e contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência Regional de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos.
Segundo a enfermeira Mayara Antunes, mais de 50 pessoas foram atingidas pela iniciativa que contou com a prestação de serviços como a aferição de pressão arterial, teste de glicemia e, principalmente, instruções sobre a importância de hábitos de vida saudáveis. “Trabalhamos baseados na prevenção de doenças e, por isso, trouxemos para essa ação instruções sobre a importância de bons hábitos alimentares, práticas de atividades físicas e o acompanhamento periódico e indicadores de saúde”, explicou.
De acordo com a gerente de saúde da ADR Campos Novos, Nadir Stefanes da Silva, a Secretaria de Estado da Saúde repassou orientação para que todos os municípios promovessem ações alusivas à promoção da saúde dos cidadãos. “Ficamos satisfeitos de ver o município de Campos Novos realizando ações que promovam o bem estar do cidadão. Esse é nosso papel de agentes de saúde pública: orientar, esclarecer e enfatizar a promoção da vida saudável de nossa população”, disse.
SC tem elevados índices de expectativa de vida
Santa Catarina é o estado com a maior expectativa de vida do país (78,1 anos) – 3,2 anos acima da média nacional, que é de 74,9 anos. A expectativa de vida entre as mulheres é de 81,4 anos e para os homens é de 74,7 anos.
Estudo realizado em 2013, do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal que avaliou longevidade, educação e renda per capita, encontraram entre os 44 melhores índices, 11 municípios catarinenses e nenhum entre os 48 piores. Maior longevidade tem relação com a qualidade de vida e outros fatores como renda, educação e acesso aos serviços de saúde. Ressalta-se ainda que Santa Catarina está entre os estados do país com a menor mortalidade infantil e materna.
Enquanto políticas públicas de saúde, Santa Catarina destaca-se pela cobertura populacional de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com abrangência de 80%, e de Atenção Básica, com 87%. Isso tem relação ao maior acesso aos serviços e também às ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Estes aspectos são importantes para aumento da longevidade e qualidade de vida da população. Entre as ações importantes, estão a promoção de hábitos saudáveis de vida, como alimentação saudável, atividade física, redução e cessação do tabagismo e da ingestão de bebidas alcoólicas. Também a intervenção sobre fatores de risco para o desenvolvimento de doenças como as cardiovasculares que estão como primeira causa de morte entre as pessoas acima de 60 anos de idade.
Informações adicionais para a imprensa:
Camila Bebber Gomes
Assessoria de Imprensa
Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos
E-mail: comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br / camilabebber@hotmail.com
Telefone: (49) 3541-3331 / 98804-5306 / 98837-9276
Site: sc.gov.br/regionais/camposnovos