Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Região passa a contar...

Região passa a contar com polo do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação

Foi aberto em 20 de setembro, na EEB Paulo Blasi, em Campos Novos, município sede da Agência de Desenvolvimento Regional de Campos Novos, o 17º Polo do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Santa Catarina.

Na mesma data foi realizado em Campos Novos, no auditório da Secretária Municipal de Educação, o primeiro Encontro de Altas Habilidades/Superdotação, numa promoção da Fundação Catarinense de Educação Especial, juntamente com a ADR Campos Novos, por meio da Gerência Regional de Educação (GERED). Os eventos tiveram a presença do presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Pedro de Souza e equipe, do secretário Executivo do Desenvolvimento Regional, Jairo Luft, do gerente de Educação, Alaor Gotz, da ecretária municipal de Educação de Campos Novos, Evanilda Correa, entre outras autoridades, além de profissionais da educação dos municípios de abrangência da ADR.

O encontro teve por objetivo capacitar  os professores e demais profissionais da educação envolvidos nos Serviços de Atendimento Educacional Especializado. Esta ação voltada às atividades com altas habilidades/superdotação, vem sendo promovida em Santa Catarina pela Fundação Catarinense de Educação Especial desde 2015. Na ADR, inicia, portanto, com a capacitação e implantação do polo do NAAH/S.

O presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Pedro de Souza, reforça que Santa Catarina é referência nacional no sistema de ensino voltado à altas habilidades e superdotação. “Evento importante realizado em Campos Novos, é o 17º polo que está sendo implantado levando atendimento educacional especializado destinado aos alunos que apresentam indicativos de altas habilidades e superdotação. É um assunto antigo da constituição e da legislação educacional e Santa Catarina está saindo na frente. O estado é pioneiro no serviço, tendo o reconhecimento do MEC e sendo referência nacional no sistema estadual de ensino de altas habilidade e superdotação. Então, a Fundação de Educação Especial tem essa prerrogativa de procurar atender aos alunos especiais”, declarou Pedro de Souza.

O polo do NAAH/S implantado na EEB Paulo Blasi irá atender a princípio aos alunos com altas habilidades e superdotação do município de Campos Novos, com planejamento de estender o serviço futuramente à toda a região, informou o gerente regional de Educação, Alaor Gotz. “Já estamos com a sala preparada na EEB Paulo Blasi e um trabalho de sondagem da nossa equipe para identificar alunos com altas habilidades e superdotação. Foi dado o primeiro passo e para nós da educação é uma grande satisfação poder implantar em Campos Novos, o primeiro polo atendendo a Campos Novos, para posteriormente ampliarmos à toda nossa região de abrangência”.

Para o Secretário Executivo de Desenvolvimento Regional, Jairo Luft, o novo serviço gera novas oportunidades de inclusão. “Um dia muito especial com a presença do presidente e equipe da Fundação Catarinense de Educação Especial em Campos Novos. E estamos mais satisfeitos ainda em proporcionar a oportunidade de atendimento aos alunos com altas habilidades e superdotação. Com este serviço geramos novas oportunidades de inclusão”, comentou o Secretário.

O principal objetivo do NAAH/S é desenvolver metodologias para identificação, atendimento e desenvolvimento desses educandos nas escolas públicas e demais sistemas educacionais. Alunos com altas habilidades/superdotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em área dos seu interesse.

joomplu:39138

Informações adicionais à imprensa

Antonia Claudete Martins
(49) 3541-3331 / (49) 99984-0794
comunicacao@cnv.adr.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support