Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. 77ª Festa das Flores...

77ª Festa das Flores terá espaço para agricultores familiares e jornada técnica

flores 20151103 1347586621

De 17 a 22 de novembro Joinville recebe a 77ª edição da Festa das Flores. Com apoio do Governo do Estado por meio do Programa Santa Catarina Rural será viabilizada a primeira Agroflores. Vinte e cinco empreendedores rurais farão a comercialização de flores e plantas ornamentais, produtos alimentares e artesanais coordenada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

 

“Nossos agricultores terão a oportunidade de divulgar seus produtos e abrir novos mercados”, avalia o gerente da Epagri, Onévio Zabot. O espaço contará com 25 estandes em três mil metros. Paralelamente a festa haverá também a primeira Jornada Técnica com seminários e palestras entre os dias 18 a 20. A realização tem apoio da Empresa de Pesquisa gropecuária (Epagri). No dia 19 haverá o Encontro Estadual de Apicultores e Meliponicultura e de 17 a 21 o Congresso Nacional de Turismo Rural.

“Flores – Uma história de sedução” é a temática da 77ª edição. Uma exposição voltada à história das flores e a influência nas culturas está sendo montada em sete grandes cenários para encantar o público: rampa de acesso, seguida do túnel dos dinossauros com representação do nascimento das flores há 150 milhões de anos. Um jardim da Babilônia com o início da civilização seguido dos jardins oriental, europeu e contemporâneo.

Juarez Machado, artista plástico joinvilense, é o patrono do evento. De acordo com a organização são esperados 150 mil visitantes. A festa é em uma organização da Associação Joinvilense de Armadores de Orquídeas (Ajao) e Fundação Turística de Joinville. Foi declarada como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina. Mais informações em www.festadasflores.com.br.

Programação da Jornada Técnica

Quarta (18/11)

15h – Flores e plantas, ornamentais mercado e oportunidades, com engenheiro agrônomo Alonso da Mota Lamas, de Teresina (PI).

16h – Case de sucesso sobre paisagismo urbano, com Luiz Antônio Marcos, da Secretaria de Obras e Horto Florestal de Itajaí (SC).

17h – Luz e sombreamento para plantas ornamentais, com engenheiro agrônomo Gilmar Zaffari, da Epagri (SC).

18h – Fitopatologias das plantas ornamentais, com engenheiro agrônomo José Angelo Ribeiro, da Epagri (SC).

19h – Layout de lojas e garden centers, com engenheiro agrônomo Augusto Aki, do Sebrae (SC).

20h – Plantas ornamentais no Brasil, com engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, do Instituto Plantarum (SP).

Quinta (19/11)

15h – O jardim botânico no mundo, no Brasil e em Joinville, com bióloga Karin Esemann de Quadros, da Univille (SC).

16h – Agricultura orgânica, com fiscal federal agropecuário Francisco Alexandro Powell Van de Castele, da Superintendência do Ministério da Agricultura (SC).

17h – O cultivo e o mercado de orquídeas, com João Hellmann, da Ajao (SC).

18h – Produção integrada de flores, com engenheiro agrônomo Antônio Carlos Pias de Castro, da Superintendência do Ministério da Agricultura (SC).

19h – Viveiros para planta ornamentais, com engenheiro agrônomo Gilmar Germano Jacobowski, da Epagri (SC).

20h – Cultivo de Cattleyas, com orquidófilo Erwin Bohnke, da Ceagesp (SP).

Sexta (20/11)

15h – Telhados verdes, com engenheiro agrônomo João Manoel Linck Feijó, da Ecotelhado (RS)

16h – Comportamento empreendedor, com Marco Antônio Murara, do Sebrae (SC).

17h – Inventário Florístico florestal de Santa Catarina, com Alexandre Vibrans, professor da Furb (SC).

18h – Panorama da piscicultura de água doce no litoral norte catarinense e desafios futuros, com engenheiro agrônomo Roberto Hoppe, da Fundação 25 de Julho (SC).

19h – Jardins comestíveis, com iristerapeuta e permacultor Kleber Fernandes (SC).

{article Ana Paula Keller – SDR Joinville – Assinatura}{text}{/article}