Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. 70% das internações na...

70% das internações na UTI do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, são causadas por doenças respiratórias

Foto: Divulgação SES

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem registrado um aumento significativo nas internações devido a doenças respiratórias nos primeiros meses deste ano. De acordo com dados divulgados pelo Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do HIJG, nesta quarta-feira, 70% das internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital são decorrentes dessas enfermidades.

Entre os casos observados estão a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que engloba condições como bronquite, bronquiolite, COVID-19 e pneumonias. Desde o início do ano até 16 de abril, 592 crianças foram internadas no HIJG devido a essas complicações, ocupando tanto os leitos de enfermaria quanto os de UTI.

Os dados destacam a importância de priorizar a vacinação contra gripe e outras doenças respiratórias, especialmente em crianças e idosos, que são mais suscetíveis a complicações graves. Segundo Tatiana Titericz, diretora do HIJG, “São casos que exigem uma atenção muito grande do sistema de saúde. Nesse momento, nós, equipes de saúde, fazemos esse apelo: vacinem as crianças. Sabemos que nem todas as doenças possuem ainda uma vacina, mas para aquelas que já estão disponíveis é fundamental que os pais e responsáveis levem os pequenos para fazer a imunização. As vacinas previnem os casos graves e quanto mais crianças vacinadas, menor a circulação dos vírus”.

Entre os casos confirmados, 182 foram de vírus sincicial respiratório (VSR), 95 de COVID-19 e 52 testaram positivo para Influenza. Outros casos variaram entre rinovírus e adenovírus.

Em Santa Catarina, a campanha de vacinação contra a gripe teve início, em grande parte dos municípios, no dia 18 de março. Segundo os dados do Ministério da Saúde (MS) a cobertura vacinal das crianças de 6 meses a 5 anos, está em apenas 14,88%.

Além disso, este ano a vacina da COVID-19 foi incorporada no Calendário Básico de Vacinação da Criança do Plano Nacional de Imunização (PNI), contemplando crianças de 6 meses a 4 anos. Até esta quarta-feira, 17, 7,8% deste público recebeu duas doses da vacina, já as três doses foram aplicadas em 2,71%.

Mais informações para a imprensa:
Karla Lobato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br

www.saude.sc.gov.br

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support