Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. 6º Transcatarina passa por...

6º Transcatarina passa por Canoinhas nos dias 24 e 25 de julho

transcatarina 20140709 2063842377

Em sua 6ª edição, o Transcatarina, rally de regularidade, percorrerá nesse ano a região de Canoinhas entre os dias 22 a 26 deste mês. A prova terá seis categorias. Nesse ano, nove estados participarão do Rally. São competidores da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Matro Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sanda Catarina, que se dividirão nas categorias Super Master, Graduados, Júnior, Jeep, Passeio e Adventure.

Canoinhas está sendo representada pela dupla Adriano Aguiar e Rafael Kienen, que já participaram da edição em 2013. “É uma prova bem organizada e difícil, que será definida por detalhes, então iremos bem concentrados e entrosados novamente, porque já estamos treinando”, afirma Adriano Aguiar.

O Governo do Estado apoia o evento por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esportes e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas. O 6º Rally Transcatarina faz parte da Copa Brasil de Regularidade e possui as categorias Super Máster, Graduados, Júnior, Turismo Light e Turismo Adventure.

Para quem quiser participar, as inscrições seguem abertas até 22 de julho, pelo site www.transcatarina.com.br

 

PROGRAMAÇÃO INICIAL DO TRANSCATARINA

-Dia 22/07 e 23/07 Confirmação de Inscrição

-Dia 23/07 as 14:00 Largada Promocional

-Dia 23/07 as 15:00 Prologo em Fraiburgo

-Dia 24/07 – Fraiburgo – Timbó Grande – Canoinhas

-Dia 25/07 – Canoinhas – Papanduva – Rio Negrinho

-Dia 26/07 – Rio Negrinho  – Corupá – Jaraguá do Sul

-Dia 26/07 a noite – Premiação na Associação Baependi em Jaraguá do Sul

SOBRE O TRANSCATARINA

É uma prova de regularidade e precisão. O competidor tem que obedecer uma planilha elaborada pelo diretor de prova, obedecendo as médias e direções especificadas por ele, conseguindo assim passar pelos PCs (Postos de Controles) na hora, minuto, segundos e décimos de segundos ideais. Este esporte não tem como objetivo a velocidade para chegar em primeiro lugar, mas sim a regularidade de cada competidor. Assim sendo, até quem larga por último tem a chance igual ao competidor que largou em primeiro, sendo definido pelo participante que mais for regular. Poderão participar pilotos, navegadores e “zequinhas” de ambos os sexos com pouca ou sem nenhuma experiência em provas de Rally de Regularidade. É obrigatório que o piloto possua Carteira Nacional de Habilitação, os navegadores deverão ter no mínimo 16 anos e zequinhas 10 anos, no caso de menores é obrigatória uma autorização por escrito dos responsáveis legais, registrado em cartório.

O Transcatarina tem duração de cinco dias, sai da Serra catarinense em Fraiburgo a 1200 metros de altitude, chegando no litoral em Balneário Camboriú. São ao todo (competidores e organização) mais de 200 carros. Hoje o evento já é considerado um dos melhores do Brasil e referencia nacional.

SOBRE CADA CATEGORIA

SUPER MASTER – As médias de velocidades poderão ser superiores às das demais categorias. Categoria de alto grau de competitividade, própria para pilotos e navegadores com vasta experiência em provas off-road de regularidade de reconhecimento nacional.

GRADUADOS – As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores às da categoria Super Máster. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Esta categoria é um vestibular para a SUPER MASTER.

JÚNIOR – As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores a categoria Graduados, será a terceira categoria a largar nas etapas. Categoria de competição própria para pilotos e navegadores com pouca experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes especializados. Caso haja um ranking para se definir o Campeão Geral do Transcatarina esta categoria não estará participando.

JEEP – As médias de velocidades poderão ou não, ser inferiores Júnior. Categoria de competição para pilotos e navegadores com experiência em provas off-road de regularidade promovidas por clubes off-road. Categoria exclusiva para Carros com fabricação anteriores à 1985, originais ou não, com sistema de tração 4×4.

PASSEIO – Esta categoria largará em forma de comboio, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PC´s sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. Categoria de Turismo sem competição, própria para pilotos e acompanhantes com espírito de aventura, pilotos esses que deverão ter experiência de condução de veículos 4×4 em estradas de piso natural com diferentes relevos e em situações climáticas diversas (seco e/ou molhado), com veículos de qualquer marca, modelo e ano de fabricação. Esta categoria além de passar por alguns trechos da prova, também irá apreciar os pontos turísticos da região.

ADVENTURE: Esta categoria largará em horário definido pelo líder do comboio, e seguirá por roteiros alternativos, comandados por “carro guia” da Organização que os conduzirá até o final do evento. Nesta categoria não há controle de tempo de passagem por PCs sendo que as velocidades e trajetos serão determinados pelo veículo da Organização responsável pela condução do comboio. O trajeto é estilo trilhão e tem diversos obstáculos e dificuldades. Somente carros equipados com pneus agressives e itens de trilha poderão participar.

{article Sérgio Teixeira da Silva – SDR de Canoinhas}{text}{/article}

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support